top of page
  • Aline, Julia e Natália

Flor do Sertão | Bistrô Nordestino


Os sabores e a cultura Nordestina pertinho dos manezinhos

As irmãs Renata e Natasha Uchoa vieram de Teresina, Piauí, apaixonadas pela tranquilidade da ilha catarinense. Durante quatro anos construíram o sonho de abrir o próprio negócio, um restaurante que trouxesse as lembranças e sabores do nordeste. A busca por um ponto comercial na região onde moram as levaram a implantar o Bistrô e Armazém no interior do bairro Lagoa da Conceição, em uma paisagem quase que intocável.

Inaugurado em outubro de 2015, o Bistrô Flor do Sertão se destaca no seu entorno verde e natural. As irmãs uniram suas forças e colocaram a mão na massa, reformaram a casa escolhida dando-lhe cores e vida. Elas também foram responsáveis pela decoração, reformaram alguns móveis usados e capricharam com as ideias criativas no estilo “faça você mesmo”.

A casa rústica no alto do terreno recebeu pintura vermelho rosado nas paredes de tijolo, elas ganham força e atenção ao contrastar com as esquadrias amarelas e com o verde da paisagem. A estrutura aparente com troncos de madeira natural ganhou brilho com o tratamento adequado e se camuflou entre os troncos das árvores ao redor. O chão colorido em cimento alisado completa a linguagem rústica do bistrô.

Os móveis soltos reformados receberam o toque colorido da cultura nordestina com o uso dos tecidos florais e dos delicados vasinhos com flores. Quadros-negros, vasos de plantas suculentas, imagens de figuras e personagens da cultura nordestina completam a decoração e dão personalidade e identidade para os ambientes. A cozinha em destaque se abre para o salão interno do bistrô através de uma grande janela, também amarela. No lado externo, luminárias feitas por elas compõe um ambiente intimista e sossegado, e claro, as redes de balanço não poderiam ficar de fora! Em todos os cantinhos, a dedicação e carinho das irmãs estão evidentes.

O cardápio montado foi baseado nas experiências culinárias da terra natal delas, onde sua família possui restaurante com sabores da gastronomia local. Natasha montou pratos mais leves e suaves, tão saborosos quanto às receitas tradicionais. Muito dos ingredientes e especiarias utilizados são trazidos diretamente do nordeste, como a carne de caranguejo, o camarão seco, alguns temperos e manteigas, e ainda bebidas típicas como suco de cajuína e guaraná Jesus. Algumas especiarias também são vendidas no armazém do bistrô.

Dentre os pratos caseiros da casa, as irmãs brilham os olhos ao falarem da tradicional Panelada e do Vatapá Piauiense, típicos e saborosos. O prato mais pedido do bistrô é a Carne de Sol, feita na chapa com abacaxi! Pela semana o bistrô possui uma agenda de programações, onde nas quartas são servidos acarajés, e as quintas são embalados pelo forró.

Para não ficarmos de fora, experimentamos o tradicional Vatapá Piauiense – preparado com camarão rosa e camarão seco, temperado com especiarias típicas nordestinas – raspado até o fim do potinho!; Bolinho de Caranguejo, servido com geleia de melaço, pimentão e canela e molho rosê temperado com manjericão e especiarias; a tradicional Paçoca – farofa de carne de sol e especiarias, com farinha de mandioca da região servida com bananas em rodelas; e o Queijo Coalho Empanado, delicioso para acompanhar aquela cerveja com os amigos! Para finalizar, a sobremesa Mugunzá – com milho branco, coco, leite condensado e canela.

Experimentamos também a típica Cajuína – suco de caju clarificado, e o rosa Guaraná Jesus com o destaque da canela!

Por traz de todas histórias que conhecemos por aí, essas são as que mais nos surpreendem. Sonhos conquistados através de batalhas e perseverança e que no final, a recompensa é essa explosão de sabores! Nossa dica é: aproveite os passeios pela Lagoa e experimente os sabores e iguarias da culinária nordestina na igualável paisagem natural do Canto. Peça o tradicional Vatapá e a Paçoca de carne de sol! Experimente e experimente! Ah, e nos acompanhe em uma quarta-feira, com o delicioso Acarajé!

Flor do Sertão - Rua Laurindo Januário da Silveira, 3532 – Canto da Lagoa,

Florianópolis/SC - (48) 3206-1427

Aberto da 18hRS às 23hrs

Jantar para dois: R$65,00

1.445 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page