• Aline, Julia e Natália

Benvenuta Pães Especiais


O Pão! Ele que já foi até o motivo da eclosão da revolução francesa, hoje é o mais queridinho e mais famoso alimento do mundo. Com diferentes sabores e preparos, não tem como não falar dos melhores. Conheça a Benvenuta Pães Especiais!

Carlos Kiehl, gaúcho e morador de Florianópolis há 8 anos, trabalhou em grandes hotéis mas sempre teve vontade de possuir seu próprio negócio. Ao sair da hotelaria em 2015 resolveu dar o pontapé e começou a idealizar o Benvenuta Pães Especiais. Desde 2009, após uma viagem à Europa, Carlos pensava em abrir uma boulangerie, então abraçou a oportunidade e iniciou estudos específicos para montar sua própria padaria.

Em 2015 um grande amigo, Alexandre Figueiredo, também estava realizando mudanças em sua vida profissional. Migrando da hotelaria, Alexandre visou Florianópolis para morar e trabalhar, deixando Porto Alegre em dezembro deste mesmo ano. Se Carlos possuía a ideia e os estudos do plano de negócio, Alexandre tinha o complemento que faltava, o local ideal para o novo investimento dos sócios.

Foram três meses de estudos para iniciarem a instalação da boulangerie no bairro Santa Mônica, incluindo diversos cursos para aprenderem a pôr a mão na massa, literalmente! Dentre os aprendizados, Carlos realizou um curso de panificação com o Chef Shimura em umas das melhores escolas de panificação e referência no Brasil. Alexandre por sua vez, foi atrás dos melhores cursos de aperfeiçoamento em gestão e planos de negócios. Ambos vestiram a camisa e procuraram se dedicar para o crescimento da nova parceria.

O incentivo em abrir uma padaria surgiu da fragilidade que o setor se encontra em Florianópolis, principalmente no bairro Santa Mônica. As padarias perderam o seu valor, os famosos pãezinhos estão sendo alvos da industrialização, das dietas da mídia e da venda em setores não especializados, como postos de gasolina. Os pães perderam qualidade e sabor com a produção em série, e o pão artesanal praticamente sumiu do mercado.

Carlos e Alexandre, ambos com filhos pequenos, tiveram a preocupação em criar pães que fossem aceitos por todos, que não fossem nocivos à saúde, mas que possuíssem sabor, aroma e qualidade. Eles buscaram oferecer um produto diferenciado, o resultado? Os pães desenvolvidos na Benvenuta Pães Especiais não possuem produtos químicos nem adição de açúcar, a maioria possui fermentação natural e o resultado dá pra sentir de longe! Alguns produtos acabam tendo uma vida útil inferior aos industrializados, com duração máxima de 5 a 6 dias por não possuírem conservantes, mas a qualidade e sabor não se comparam.

Na padaria é possível encontrar até 25 tipos de pães artesanais, além de bolos e produtos de fornecedores locais (como pão sem glúten, brownie, vinhos e bebidas).

50% dos pães possuem fermentação natural, e se diversificam nos sabores e nas variedades, desde ciabatta, italiano, baguete, petrópolis, integral, multigrão, de leite até o pão doce. Você pode escolher o seu pão no modo self service, ou ainda pode pedir para tomar um café no local com o recheio de sua escolha, queijo, geleias, na chapa...

As linhas retas e o desenho chevron da fachada transmitem o ar contemporâneo do espaço interno. O ambiente é aconchegante, os sócios se preocuparam em criar um espaço funcional, simples mas acolhedor. Trouxeram suas referências e ideias para a arquiteta Patrícia Moschen que montou o quebra-cabeça e tornou o espaço adequado ao conceito da marca. Enquanto os tons de madeira aquecem o ambiente, o amarelo entra para dar vida e alegria. Os tijolinhos emolduram a vitrine dos pães e trazem um pouco da rusticidade do preparo deles.

No centro do espaço, uma mesa com pufes permite o cliente tomar o seu café junto a outros clientes, incentivando a comunicação e trocas de ideias. A iluminação ganha destaque com as charmosas lâmpadas com filamento de carbono.

Nos fundos, a cozinha, que segundo os sócios foi a parte mais difícil de montar, foi tudo milimetricamente calculado para inserir no espaço os fornos e batedeiras necessários para uma excelente produção.

Abertos há apenas 4 meses, a padaria busca se especializar e atender o cliente da melhor forma possível, estando sempre abertos a críticas e sugestões. Dentre os sabores prediletos da casa estão: o pão italiano com nozes e linguiça, o pão italiano com castanhas e uva passa, o com damasco e nozes e a ciabatta com azeitonas! Todos são tão saborosos que nossa dica é comer puro mesmo! No máximo na chapa com manteiga para acentuar os sabores! Delícia!

Valores: os pães são vendidos por peso e variam conforme o sabor.

Benvenuta Pães Especiais - De segunda à sábado, das 7h até as 20hrs.

Avenida Madre Benvenuta, 1548, loja 4 – Florianópolis, SC

(48) 3304-3000

#padaria #pão #café

617 visualizações
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle