top of page
  • Aline, Julia e Natália

Zé Mané


"Dás um banho istepô!"

Se há lugares que nos agradam, são aqueles que querem ser a extensão da nossa casa. O bar Zé Mané carrega esse conceito da maneira mais manezinha que se poderia conseguir. Além de lar, ele traz o boteco e a infância harmonizados em um ambiente caseiro e aconchegante.

Em 2011, as sócias e amigas Ângela Monguilhott, Isabel Hagemann e Leila Pinheiro, uniram seus talentos e experiências na busca de montar um espaço diferente que trouxesse as comidas de boteco ao paladar dos manezinhos. Juntaram suas vivências e ideias de viagens ao pitoresco da cultura de Florianópolis.

Ângela, formada em Engenharia Civil, é a responsável em atender e administrar o bar. Foi ela quem idealizou o projeto de restauro e reforma da antiga casa na orla do bairro de Coqueiros. Mantendo as cores padrões das janelas e trazendo o amarelo açoriano conhecido de outros edifícios históricos de Florianópolis, o bar ganhou destaque e atraiu a atenção dos moradores e visitantes da região, e foi um dos pioneiros da hoje conhecida Via Gastronômica de Coqueiros.

A vista do mar invade os ambientes internos, que buscando maior integração e amplitude, tiveram algumas das paredes originais removidas. Cada pedaço de parede restante foi decorado com quadros, fotografias antigas, frases e ditados populares da cultura do Mané, tornando o ambiente divertido e descontraído. Os móveis antigos, os azulejos nas paredes e os caixotes de madeira humanizam o ambiente e compõem a atmosfera ideal para todo tipo de cliente, desde crianças até idosos.

A decoração ainda conta com objetos muito especiais: brinquedos! Eles estão espalhados por todos os lados e não estão ali apenas para olhar, os clientes tem total liberdade para pegá-los e iniciar a sessão nostalgia. A maioria dos brinquedos faz parte da coleção de Ângela, que tem assumidamente alma de criança, mas alguns também foram doações de clientes assíduos.

Com os “pitacos” de Ângela e Leila, a Chef Isabel desenvolveu um cardápio diversificado e muito bem-humorado. Harmoniza as comidas de boteco com os alimentos típicos da ilha, e ainda reforça o conceito do bar com aquela comidinha de casa - do papai e da mamãe. Ela interpreta e reinventa clássicos petiscos e oferece novidades de tirar o chapéu. Um cardápio em constante aprendizado e adaptação, que se molda a cada estação, sempre com deliciosas novidades para o bar. No inverno, por exemplo, já nos deliciamos no buffet de sopas, composto por 8 sabores diferentes todos os dias!

Dividido pelo tamanho das porções, o cardápio trás as seções: “para um”, “para a galera”, “na panela”! Tem ainda a opção “para ficar mais um pouquinho”! E além dos mais de 120 rótulos de cachaça, a carta de bebidas possui a releitura dos clássicos drinks e também de criativas e inusitadas caipirinhas, que aguçam a curiosidade e trazem frutas sazonais e típicas da região de Florianópolis. Os clássicos como escondidinho, ainda recebem nova nomenclatura Mané, neste caso, Mocosadinho. O Bar serve o Chopp Catarinense Schornstein, e os refrigerantes Pureza e Laranjinha da Serra, buscando mais uma vez os sabores regionais.

Optamos em experimentar as dicas de Ângela e degustar iguarias que dificilmente encontramos por aí. Provamos: Dadinhos de tapioca – acompanhado de geleia apimentada; Caldinho de feijão – com direito a pedacinhos de bacon; Dedinhos de aipim com provolone – novidade do cardápio! Bolinho de camarão na moranga; Coxinha de Feijoada – com a massa feita de feijão e recheio de bacon e couve, acompanhada de molho de laranja. Para beber, ficamos com o Chopp Artesanal, a caipirinha Onça Pintada ­­– bergamota e maracujá –, a caipirinha de Jabuticaba, e fechamos a noite com a caipirinha Kiwurvardida – kiwi, uva e pimenta dedo de moça – e a sobremesa Pracomê.

Dessa vez essa comilança toda foi apenas para três, saímos de lá felizes e mais que satisfeitas! Ficou apenas a vontade de voltar e experimentar outros petiscos criativos e interessantes do cardápio. A dica é começar a noite com os petiscos em lata, novidade para o verão do cardápio! Não vá aos óbvios, escolha o que lhe parecer mais criativo e curioso, vai te surpreender! Troque a tradicional batata frita pelo Dadinho de tapioca, perfeitos para acompanhar a cerveja com a galera. Não é a toa que o Bar Zé Mané já conquistou 7 prêmios da Revista Veja em apenas quatro anos de funcionamento!

Sinta-se em casa! Aproveite! Brinque, vivencie sua nostalgia e prove das delícias de um boteco Zé Mané!

Happy Hour bem servido para três: R$120,00

Boteco Zé Mané - Via Gastronômica de Coqueiros, 2360, Florianópolis

Aberto todos os dias, 18h até 00h - (48) 3206-7726

239 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page