top of page
  • Aline, Julia e Natália

Arbor Café


Se há uma paixão brasileira democrática, é o café!

O Arbor Café está localizado no coração da capital, na Avenida Prof. Othon Gama D’eça, uma das vias mais arborizadas e movimentadas do Centro da cidade. Com apenas dois meses de funcionamento o espaço já possui seus clientes assíduos e admiradores, apaixonados pelo café.

Simone Timerman, publicitária e paulista, possuía junto com o marido o sonho de sair da metrópole e dar uma freada em suas rotinas. Após cinco anos cultivando esse desejo, com incentivo do amigo Fernando Otsuka, os planos saíram do papel e foram finalmente concretizados após um ano de planejamento. Fernando, que também possuía uma rotina exaustiva e estressante, largou São Paulo e mudou-se para Florianópolis junto com sua esposa, dando o estimulo final ao casal de amigos.

A procura desses casais por mudanças não é diferente de outras histórias já relatadas aqui, eles buscam qualidade de vida! Largar a correria da grande cidade para montar algo seu, algo único, algo que possa proporcionar bons encontros, momentos e por que não também mudanças?

O desejo de abrir um estabelecimento que proporcionasse troca de ideias, contatos e encontros, fizeram Fernando e Simone iniciarem o projeto do Café Arbor. E as expectativas foram superadas, ao abrir o Café, eles contam que descobriram outro prazer: o de ver a transformação do semblante das pessoas ao beberem um café. O mau humor se transforma em relaxamento e a apatia em sorrisos, esse é o poder do bom café. Com o sentimento de alma lavada, essa passou a ser a motivação diária para o projeto crescer.

O projeto do Café Arbor iniciou antes mesmo da mudança de Simone para Florianópolis. Fernando ficou encarregado de encontrar o espaço ideal, e dali para frente iniciarem juntos a parceria, os estudos e o projeto. Os dois casais colocaram corpo e alma no projeto, trouxeram experiências diferentes e buscaram nos Estados Unidos referências de um modelo híbrido. O resultado final foi um belo espaço feito a oito mãos.

Com a ajuda da equipe da AT Arquitetura, o projeto começou a ser elaborado em novembro de 2015. As obras iniciaram em janeiro desse ano, junto com a Stark Engenharia, e no final do mês de maio, o Arbor abriu suas portas!

O projeto foi estruturado e baseado no uso de materiais brutos, como aço, madeira e concreto, presentes nos revestimentos e mobiliários, caracterizando todo o ambiente. A infraestrutura do café foi pensada para proporcionar ao cliente a livre escolha de sua permanência, ele pode trabalhar, relaxar, carregar o celular, encontrar os amigos, conhecer pessoas... são inúmeras as formas de interação com o ambiente e com os usuários!

O primeiro pavimento proporciona uma permanência rápida, contemplado com bancadas direcionadas para a rua e uma grande mesa comunitária. Já no segundo pavimento, grandes sofás e cadeiras aconchegantes promovem um espaço tranquilo para estar e ficar quantas horas necessárias.

Desde sua abertura, Simoni e Fernando estão em constante aprendizado, sempre procurando cursos e buscando um aprofundamento nos processos do café. Puderam ter a oportunidade de trocar experiências junto ao Coffee Lab. Ambos trazem um conceito chave para o seu estabelecimento: fazer do jeito que eu gosto que os outros façam pra mim! Procuram atender seus clientes do jeito que eles querem ser atendidos. E possuem uma meta: poder escolher o café ideal para cada cliente e assim conseguir promover a todos a experiência desejada.

O cardápio é único: café! Disponibilizam diferentes grãos, processos e tamanhos de cafés, desde os mais tradicionais aos mais diferenciados. A responsabilidade do Arbor é a qualidade, eles trabalham com a melhoria dos processos e procedimentos, valorizam a cadeia de produção dos grãos oferecidos, e principalmente, dão prioridade para os grãos nacionais e de produtores locais. A maioria dos grãos é de torrefações em Porto Alegre, mas com fornecedor local. Suas escolhas são determinadas por diferentes colheitas, por processos sustentáveis a procura da melhor qualidade, possuindo mais aroma, mais sabor e mais saúde! Dentre os grãos fornecidos no dia da nossa visita, estavam as torrefações do Café Mercado e do Café Urbe.

São três processos diferenciados de café disponíveis: Hario V06 – um café suave, com sabores e aromas equilibrados com doçura e acidez, French Press – doçura acentuada, com um pouco de acidez e muito encorpado, e o Aero Press – extraído sob pressão do ar, café encorpado e intenso. Além, claro, dos clássicos espresso, ristretto, doppio, cappuccino, latte, machiatto, mocha e chocolate quente!

A vitrine de quitutes ainda está em processo de desenvolvimento, não são produzidos por eles, mas são de fornecedores locais que primam pelos mesmos conceitos de produção e qualidade. Toda semana surgem novidades! Estão implantando também o conceito de Take Away para sanduíches, doces e pratos rápidos.

Nós experimentamos o café no processo French Press, um café bem frutado, com doçura adequada e um aroma delicioso! E o chocolate quente. Ah, e claro que não podíamos sair de lá sem levar o café para casa, escolhemos esse mesmo grão que foi triturado na hora e embalado para levar. Carregamos essa experiência para casa!

Um lugar como esse não pode passar batido, tem que conhecer! Ainda mais estando no coração da cidade. A arquitetura encanta e os aromas dos cafés nos prendem. Não perca a oportunidade de ter essa experiência. A busca do Arbor é sempre trazer grãos novos e diferentes, e quem ama café não pode deixar de provar todos!

Café da tarde para dois: 30 reais.

Arbor Café - Avenida Prefeito Osmar Cunha, 251, Centro, Florianópolis-SC.

De Segunda a Sexta: 8h - 19h; Aos Sábados: 10h -14h

(48) 3028-0018

alo@arbor.cafe

461 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page