CURITIBA E OS MERCADOS GASTRONÔMICOS

Quando se trata de estilo de vida e comportamento social o compartilhamento tem sido não apenas uma tendência, mas está cada vez mais incorporada no dia a dia das pessoas.

E na gastronomia não poderia ser diferente!

 

      Os espaços destinados à gastronomia e ao lazer ganharam nos últimos anos um novo perfil, os parques, os mercados, os centros gastronômicos agora possuem uma estrutura única, compartilhada, que atendem a diversos estabelecimentos diferentes. Concentrar opções gastronômicas em um único lugar, compartilhar mesas e cadeiras, vivenciar diversos sabores, diversificar, são estes alguns dos conceitos mais praticados nestes novos empreendimentos. Nós fomos até capital vizinha – Curitiba – para conhecer alguns espaços  ícones deste novo modelo de negócio que estão cada vez mais fortes e conhecidos!

 

 

         Mercado Sal

     Inaugurado há um pouco mais de um mês, o Mercado Sal — projeto de Mauro Gaziri e do escritório Buzzi & Silva Arquitetos Associados — traz um complexo com mais de 40 restaurantes em um terreno de 9.400m²! Todos eles são locados em containers e distribuídos em duas grandes praças de alimentação, uma sob um galpão industrial e outra ao ar livre, com coberturas de arquitetura contemporânea e um urbanismo de dar “água na boca”! 

      No galpão, os restaurantes são periféricos, e todos se voltam para uma grande praça de alimentação, com mesas altas e baixas compartilhadas que circundam um palco ao centro do espaço. Com estilo industrial, o espaço é despojado e atende todos os gostos e paladares. Perfeito para encontros em família ou aquele happy hour entre amigos!

 

        Na área externa, os restaurantes também periféricos, formam ambientes de estar ao ar livre, com espelhos d’água e áreas cobertas. O bar central composto por dois containers se divide entre drinks e cervejas artesanais — uma completa Tap Room com os melhores chopes do Estado do Paraná e região. Alguns containers possuem mezaninos, tanto na área interna quanto na externa, além de criarem "mirantes" com vistas bem interessantes do complexo todo eles permitem aumentar a capacidade do local, que pode atender até 1.000 clientes sentados! O Mercado ainda não está 100% pronto, a segunda etapa promete a construção de um anfiteatro para receber cinema ao ar livre.

 

         Um espaço como esse promete! E a maior promessa deles é o “Curta a Vida a Gosto!”. E se a ideia é aproveitar como você quer, as mais de 40 opções de gastronomia trazem desde a cozinha oriental à árabe, da inglesa à indiana, do chope ao vinho - diversificar e compartilhar  é imprescindível! E nós, é claro, tivemos que experimentar! Fomos de Mojito do Sunset Time e de Apa Way da Gasso Tap Co – os dois bares centrais do Mercado Sal, com diversas taps de cervejarias locais e com um esquema de valor calção para você aproveitar o seu chope em copo ou jarra de vidro por todo o Mercado. Experimentamos também o tradicional Fish and Chips inglês da Sirena, e um prato delicioso de Nhoque de Bacon da Bonna Gourmet!

www.mercadosal.com.br

R. Itacolomi, 1515 - Portão, Curitiba

 

          Mercadoteca

        Com dois anos de história, o sucesso da Mercadoteca permitiu que os investidores trouxessem para Florianópolis a segunda casa da marca, que acaba de abrir as portas!  Certamente não podíamos deixar de conhecê-la.

         A Mercadoteca traz como lema aproximar as pessoas. Um espaço que permite vivenciar todas as diferentes formas de gastronomia, desde o café da manhã até o happy hour, da compra do insumo ao degustar na bancada do bar. O galpão principal traz diversas lojas e restaurantes que se comunicam como os antigos mercados de bairro, ou também como os tradicionais mercados da Espanha e Portugal, espaços pequenos, porém cheios de diversidade, aromas e paladares. Em um segundo ambiente, uma grande praça compartilhada se encontra com um espaço infantil, e permite a vivência da família em um lugar tranquilo e seguro.

 

        O projeto foi desenvolvido pelo Arquiteto Giovani Bonetti, do Escritório Marchetti Bonetti, aqui de Florianópolis, em cima de um antigo imóvel no terreno, ele trouxe a partir do vidro, aço e madeira, uma linguagem contemporânea para o galpão, priorizando o aproveitamento da luz natural, a integração do mercado com o bairro e a permanência da natureza do terreno. O projeto permite a fácil circulação e visualização do mercado pelo cliente, mas de uma maneira descontraída e elegante, onde se possa fazer compras, mas também desfrutar os momentos de lazer. 

       Com uma gastronomia também diversificada, nós experimentamos as Tapas Espanholas da Olivença Tapas Bar – “hongos salteados”, “bacalao com queso brie” e “gambas salteados”. Experimentamos também as pizzas Gioia – mozzarella de búfala com tomate seco e Calabresa, onde você pede o seu pedaço do tamanho que quiser e paga pelo peso. Ah! E claro, pra refrescar, finalizamos com o delicioso gelato italiano da Gelataio!

  www.mercadoteca.com.br/

R. Paulo Gorski, 1309 - Mossunguê, Curitiba

 

STREET 444

      Com um conceito ainda mais contemporâneo, o Street 444 traz o espaço compartilhado sem barreiras! Todos os espaços em um único lugar, “All in One”, sem parede e sem barreiras que separam cada empreendimento, a única distinção ocorre pela indicação da logo, e por caixas independentes. Todos com uma linguagem similar e mais underground, com a única regra em que nenhum pode vender o que o outro comercializa e, assim, o espaço ganha vez para a pluralidade e variedade.

          Inaugurado em julho, o Street 444 trouxe para o bairro Batel de Curitiba um espaço voltado para os motociclistas e apreciadores do rock, inclusive na linguagem arquitetônica, tendo serviços como lavação de motos, barbearia e estúdio de tatuagem, além é claro, de cervejaria, hamburgueria, wine bar, drink bar, um restaurante de pratos internacionais e um palco para shows. Como na Mercadoteca e no Mercado Sal, o pátio interno é composto com mesas compartilhadas e mesas únicas que servem para os clientes de todos os empreendimentos, não há garçons, e por isso todos os pedidos são retirados em cada balcão independente.

 

         O espaço foi criado por seis sócios, que separaram os ambientes e abriram 8 serviços diferentes: o Bar Gorillas com uma carta de drinks que segundo eles promete dar um "tapa na cara" dos Happy Hours sem graça, o Enjoy Eating Well com pratos diferenciados, a Cervejaria Bodebrown com sistema automatizado onde é o cliente que se serve diretamente das chopeiras, a Hamburgueria My Way bem no estilo food truck, a Lavação Milwaukee Cycles para permitir que o cliente aproveite o espaço deixando sua moto bem cuidada, a barbearia Grilo Gringo e a Stil Tatoo.

www.street444.com.br

Alameda Pres. Taunay, 444 - Batel, Curitiba

 

 

 

Please reload

Posts Recentes

July 29, 2019

May 20, 2019

March 1, 2019

November 20, 2018

November 14, 2018

April 9, 2018

March 28, 2018

Please reload

Procure por tags
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle