top of page
  • Aline, Julia, Natália

1401 Tea


Você já imaginou o chá sendo protagonista em preparações de doces, salgados e drinks? A 1401 Tea traz um cardápio ousado que promete desmistificar o chá no nosso dia a dia.

Larissa Ferrari, estudante de Química, transformou sua atração pelas reações químicas em especialização, tornando-se sommelier de chás. Sua paixão transbordou na cozinha de sua mãe, a chocolatier Jacqueline Ferrari e juntas elas reinventaram e repaginaram a antiga Palha Cioccolato Della Nonna, loja de doces da família. A mudança trouxe para a casa um ar jovial e autêntico, com uma cozinha ampliada e cardápio reformulado, onde o protagonista é o chá.

Mãe e filha contam que tudo começou há 4 anos, onde uma história de superação desencadeou a aptidão de Jacque com a cozinha. Muitas vezes, são as perdas que nos põe em questionamento e nos faz enxergar nossa força interior, para Jacque seu recomeço surgiu com o amor pela gastronomia e com as inspiradas receitas da Nonna. Aos poucos começou a estudar e praticar, e as pequenas encomendas por chocolates e bolos se transformaram em Ateliê e na primeira versão da casa, conhecida como a Palha Della Nonna, no Passeio Pedra Branca.

No último mês, a casa foi reapresentada com nova identidade visual, cozinha ampliada e um cardápio inteiramente transformado. A 1401 Tea propõe uma total democratização do chá, trazendo ele de maneira criativa a quase todos os produtos e processos da casa, desde os famosos bolos e chocolates do Ateliê até as mais novas opções de salgados e carta de drinks! Inclusive o novo nome da casa reafirma ainda mais a proposta e conceito, a numeração 14-01, se relaciona com a composição química da substância Tanino, presente no café, chocolate e chá, os produtos essenciais fornecidos.

A 1401 fica localizada em uma sala comercial na Pedra Branca, próximo à praça principal do Passeio. No mezanino está a cozinha, e no térreo o balcão de atendimento com diversos produtos a mostra para serem consumidos ou levados para casa. Com um estilo mais industrial, o chamariz da casa está na grande porta e janela de madeira da fachada que se voltam para um espaço de mesas perfeito para admirar o pôr do sol. Nas sextas e nos finais de semana, a grande janela vira um balcão para produção de drinks ao final da tarde.

O cardápio possui diversas opções de bolos, doces e salgados, além da variedade de chás com diferentes formas de preparação. Sempre há opções diferentes nos produtos expostos no balcão, são sabores diários e fresquinhos, então admire, sinta o aroma e escolha pelos sentidos! A casa manteve seu conceito e sua essência nas escolhas dos ingredientes, produtores e fornecedores, todos artesanais e de qualidade, com procedências pesquisadas e atestadas. Um exemplo disso são os blends que em breve serão comercializados, onde a parceria com uma produtora de frutas desidratadas permitiu criar e trazer três novos sabores para infusões em bebidas e comidas.

O café é o único produto não produzido pela cada, mas ele não deixa de ser especial. Ele é selecionado por lotes, e sempre comprado de diferentes fazendas produtoras do Brasil a fora. Assim que um lote termina elas já encomendaram uma nova remessa de outro canto do nosso país, isso permite que os clientes possam degustar e conhecer um pouco mais da diversidade do café nacional.

A 1401 também é Pet Friendly e aplica conceitos de sustentabilidade – suas geleias (deliciosas inclusive!) são feitas a partir do reaproveitamento dos bagaços frutas usadas em algumas receitas e chás, bem interessante. E claro, a grande novidade do cardápio, os drinks! Servida nas sexta e aos finais de semana, a carta de drinks foi desenvolvida por Larissa junto a um mixologista – e todos possuem o chá como ingrediente especial, não apenas coadjuvante, vale a pena experimentar!

Experimentamos o Abacaxi Boulevard – uma releitura do tradicional do Boulevardier com toque de chá especial de abacaxi com anis e chá preto chinês defumados –, o Tea 1401 – cachaça, licor de laranja, xarope de mel com cumaru e infusão própria de capim-limão com verbena –, e, uma opção sem álcool, o Chá da Alice – decoração de morango, hibiscos e maçã, com erva mate tostada – uma delícia! Para comer, fomos de cheesecake com recheio de frutas vermelhas e infusão de chá de morango, de “Brusqueta” de peito de frango defumado com chá chinês e torta de abacaxi com farinha de amêndoa. E não podíamos deixar experimentar algumas das famosas trufas!

E dessa vez a nossa dica e experiência foi toda registrada no vídeo abaixo! Um fim do dia inspirador e delicioso. Assista e se inspire!

1401 Tea @1401teaoficial

Rua da Praça, 241, loja 3, Condomínio Smart - Pedra Branca, Palhoça.

De terça a sexta do meio-dia até as 19h, sábado às 13h até 19h e domingo das 14h até 19h.

147 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page