top of page
  • Aline Pires, Julia Prado, Natália Prates

Mercado Público de Florianópolis


Sobre uma coisa todos podemos concordar: o centro da cidade não era mais o mesmo sem ele.

Ponto de encontro mais tradicional da ilha, o Mercado Público de Florianópolis coleciona histórias e tradições. Nesta última quarta-feira (05) ele teve suas portas novamente abertas ao som de músicos locais, apresentações típicas e aquela velha e boa gastronomia da nossa ilha. E claro, fomos conferir!

A primeira impressão foi que mesmo com a reforma o local não deixou de ser o ponto mais democrático da cidade. Turistas, artistas, políticos, empresários, boêmios e gente do povo, todos ali juntos e misturados para prestigiar a reinauguração. Grande parte do antigo comércio, como os açougues e as peixarias, permaneceram, mas muitas novidades também surgiram, como a feira de frutas e hortaliças orgânicas, as sorveterias e os bares bem conceituados.

Box 32

Há 31 anos o Box 32 está localizado no Mercado Público de Florianópolis. Durante o processo da nova reforma, devido às licitações, o veto de sua permanência no local era uma realidade. Mas, felizmente, um dos botecos mais tradicionais da ilha de Florianópolis reconquistou seu novo espaço na ala Sul do Mercado. O proprietário, Rômulo Barreiros, junto com o arquiteto André Manara da +2 Arquitetura deram vida ao novo Box 32 dando um toque industrial para o espaço. Foram utilizadas tubulações aparentes em tons de cobre e dourado, e buscando harmonia e sofisticação, as mesas e demais móveis foram feitos em materiais com tons mais escuros. Além da nova decoração e espaço, o bar ainda conta com uma ótima novidade, a expansão das mesas para a área externa do Mercado. Hoje são ao todo 46 mesas para você se deleitar em um Chopp SantBier e nos famosos petiscos do Box 32.

Quitanda do Paladar

Uma das novidades foi a Quintana do paladar, ambiente onde podemos encontrar frutas e hortaliças fresquinhas, todas orgânicas. A decoração foi toda idealizada pelo proprietário, Anibal Nunes Pires, jovem empreendedor e manézinho da ilha. No ambiente os móveis e decorações em madeira de demolição contrastam com a parede pintada com o efeito quadro negro, onde com bom humor traz a história da cidade em fotos antigas. Aqui é o lugar certo para quem quer aliar produtos de qualidade com uma alimentação livre de agrotóxicos.

Beer Boss

Muitos já estão familiarizados com a marca Beer Boss espalhada em quiosques pelos shoppings da capital. Eis que a reforma do Mercado possibilitou o proprietário Bruno Tristão realizar um dos seus sonhos: ampliar a venda das cervejas especiais para os bons e democráticos balcões de boteco. Surge então o primeiro bar da Beer Boss com uma seleção de chopes e cervejas que deixarão qualquer um com água na boca. O projeto realizado pelo arquiteto Henrique Pimont, baseia-se na idealização da marca Beer Boss com a sátira do “produto proibido”, da “lei seca” e das antigas importações de uísque americano pela máfia russa. A decoração combina a madeira de demolição com o conceito industrial das tubulações aparentes e do uso do aço inox. Para complementar, as próprias bebidas, garrafas, barris de chopes e copos ambientam as prateleiras e o plano de fundo do balcão. Localizadas na área externa, as mesas oferecem 70 lugares para os apreciadores das cervejas especiais, que também podem se deleitar nas iguarias gastronômicas de boteco, novidade da Beer Boss!

Curtiram as novidades tentadoras do recentemente reinaugurado Mercado Público de Florianópolis?? Pois não para por ai, o novo Mercado agora possui um museu gratuito na Torre Sul, onde fotos e recordações podem despertar o saudosismo e emocionar todos que já compartilharam suas histórias com esta joia da cidade. E é na mesma Torre que foi instalado um mirante para admirar o outro cartão postal presente logo ali ao lado, a Alfândega. Então, tá esperando o que?


103 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page