top of page
  • Aline, Julia e Natália

X Kebab


Um pedacinho da Síria escondido no centro de Florianópolis!

O X Kebab é conhecido por nós há um bom tempo, mas há três meses o proprietário, Ahmad Mohammad, reformou seu estabelecimento deixando-o mais semelhante às suas lembranças da Síria.

No Brasil há mais de 15 anos, Ahmad possui uma diversificada experiência na área do comércio, já trabalhou na área de atacado e varejo e já foi proprietário de uma fábrica de pão folha no Rio de Janeiro. Há 2 anos e meio se mudou para Florianópolis em busca de um mercado mais aberto no ramo da gastronomia. Iniciou seu empreendimento na esquina da Rua João Pinto com a Nunes Machado, no centro de Florianópolis e desde então, vem aperfeiçoando o cardápio, o serviço e o ambiente, sempre servindo os pratos e petiscos típicos de sua terra natal, a Síria.

Diferente do que encontrou no Rio de Janeiro, a procura pela típica comida árabe em Florianópolis é crescente. Os clientes do X Kebab variam desde aqueles que procuram novas culinárias aos que buscam matar as saudades de suas viagens pela Ásia ou mesmo pela Europa, onde a comida árabe é muito presente. Foi essa procura que incentivou Ahmad a aprimorar seus pratos e tornar seu estabelecimento mais aconchegante e receptivo, trazendo para a decoração um pouco dos preceitos da sua cultura.

O espaço é pequeno, porém muito bem aproveitado e charmoso. A reforma foi desenvolvida pela arquiteta Sumara Lisbôa, conciliando as vontades e lembranças do cliente com as referências árabes.

Sua posição estratégica na esquina permitiu a existência de duas lindas portas de madeira, trabalhadas com elementos vazados típicos da arquitetura árabe, elas ainda permitem o contato visual com a rua mesmo quando estão fechadas. Atravessando estas portas, encontramos um ambiente descontraído, a cozinha e balcão de atendimento estão ao fundo enquanto as mesas preenchem o espaço. Uma placa com dizeres árabes reflete um pouco da religiosidade do cliente, “Deus abençoe minha vida e minha família”.

O piso quadriculado traz um ar lúdico e compõe bem com o estilo mais despojado do banco que abraça as mesas. O centro do ambiente é coroado com uma luminária de metal trabalhada com os arabescos, também muito presentes na arquitetura e na decoração árabe.

No cardápio estão sempre surgindo novidades, além dos pratos e lanches típicos árabes, há uma grande variedade de assados e doces expostos na vitrine. O movimento do restaurante é constante, foi muito bem aceito pelos estudantes e trabalhadores do centro da cidade, é uma ótima opção tanto para lanches rápidos como uma refeição acompanhada de uma cerveja artesanal.

Em 2006, com a experiência na fábrica de pão folha, Ahmad tomou gostou pelo ofício e hoje o pão é uma das principais características e chamariz para o X Kebab. O pão vegano, típico da Síria, é feito ali mesmo e está presente em quase todos os pratos do restaurante.

Nossa visita foi prática, conhecer os pratos mais pedidos e os favoritos do chef. Para começar fomos de Kebab Arwad (carne, hummus, babaghanoush, creme de alho, salada e legumes grelhados) acompanhado de pão sírio e batata frita, muitos sabores deliciosos em um único prato. O Kebab possui a versão lanche, o tradicional Kebab Sanduíche, que é servido enrolado no pão folha. Também provamos o preferido do chef, o Falafel Sanduíche (falafel, pão sírio, tomate, cebola, salsinha, alface, picles e pasta de gergelim), segundo ele, feito do jeitinho que é feito na terra dele, bem tradicional. Complementamos com a Esfiha de carne e o típico doce árabe, o Baklava, no sabor pistache.

Aproveite para conhecer sabores diferentes e lugares inexplorados que muitas vezes passam despercebidos no corre-corre do dia-a-dia. Os lanches e pratos do X Kebab podem ser uma ótima opção, ainda melhor, acompanhado de uma cerveja artesanal catarinense Opa!

O estabelecimento fica aberto de segunda a sexta, das 10hrs às 22hrs, e nos sábados das 10hrs às 18hrs.

Lanche para dois: R$ 35,00 - não aceita cartão

X-Kebab. Rua Nunes Machado, 40 - Centro - Florianópolis - SC

Tele Entrega: (48) 3371-0628 / 9689-1399 / 9142-8158

215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page