• Aline, Julia e Natália

Toca da Garoupa | desde 1986


Após 30 anos de história a Toca está com novo endereço! Com um cardápio especial de inauguração, fomos conhecer o novo ambiente e saborear o melhor da ilha quando o assunto é frutos do mar!

O proprietário Ney Mund, ou como é conhecido: Neco, é o típico manezinho, e como manda tradição, viveu da pesca por muitos anos. Buscando a valorização do seu trabalho e movido pelo amor ao pescado, há 30 anos abriu junto com alguns amigos um simples e pequeno restaurante em Jurerê, no Norte da ilha. Em 1995, Neco traz a Toca da Garoupa para o centro da cidade e desde então o consagrado cardápio sofreu poucas alterações. Na mesma rua, pertinho do antigo endereço, a Toca da Garoupa reabre as portas em dezembro de 2015 com cara nova e novidades no cardápio!

Para ampliar e modernizar o restaurante, Neco se associou a outros três colegas iniciando uma nova etapa da Toca! Para isso, o amigo e arquiteto Roberto Rita, responsável pelo projeto e inovações acústicas da primeira Toca, desenvolveu o projeto de reforma da nova casa procurando manter a essência e a cordialidade da antiga localidade. As diretrizes e intenções foram mantidas do primeiro projeto, dentre elas: promover o conforto acústico e térmico no ambiente, incluir o mar e a natureza nos materiais e principalmente impressionar o cliente!

O edifício contemporâneo, que antes abrigava a Usina das Massas, recebe logo na entrada novas instalações. No nível da rua foi instalado um Parklet, que promove um novo espaço público para os transeuntes. Já ao nível do restaurante, o deck cria um ambiente externo para os clientes e valoriza a composição da fachada. Peças náuticas marcam os acessos e evidenciam a temática do restaurante. A porta de entrada recebe novo tratamento e a fachada, novas cores.

Todo o ambiente interno retrata o tema através de elementos de pesca. Ao entrar no restaurante, por exigência e tradição de Neco, o hall de entrada recebe um grande aquário que harmoniza com a adega climatizada mantida no local. A bancada principal do bar e do caixa trazem linhas, traços e cores de uma embarcação, e as colunas metálicas existentes foram pintadas e tratadas para remeter as estruturas de um navio enferrujado. As paredes e tetos recebem tratamento acústico e trazem uma releitura das composições da antiga Toca. As paredes foram revestidas com placas acústicas brancas e lambris de madeira pintados de branco com acabamento jateado. E o teto rebaixado é formado por uma grande moldura de madeira, com o mesmo acabamento dos lambris, e é sustentado por estruturas que remetem arpões de pesca, o toque final é dado com uma malha de rede que dá todo charme ao local.

Tanto na fachada quanto no interior, a Garoupa, símbolo do restaurante, é feita em cerâmica pelo artista Edmundo, apadrinhado por Neco desde os tempo de Jurerê. Os apoios de panelas, utensílios tradicionais e marcantes da casa, também são assinados pelo artista.

O menu especial do dia elaborado pelo sócio e Chef Ramon Santos foi inspirado nos principais pratos da casa. Para a entrada, foi servida uma seleção especial de bolinhos de bacalhau, garoupa e siri; lula nacional à doré; e o couvert do Chef – polvo defumado, pasta de salmão e pasta de peixe servido com pão artesanal; a harmonização ficou por conta de um Abreu Garcia Brut Rosé.

Como pratos principais foram servidos: os grelhados do mar, uma seleção de frutos do mar grelhados em azeite de oliva acompanhados de legumes, arroz com alho e brócolis e pirão de garoupa; a moqueca mista, moqueca de peixe com marisco, lula, polvo, camarão e lagosta, acompanhada com arroz de açafrão e pirão de caldo de garoupa; e o Bacalhau Especial do Chef ,lombo de bacalhau grelhado em cama de cebola, maça verde, batatas e tomate cereja! A harmonização ficou por conta da Villa Francioni Sauvignon Blanc.

As sobremesas oferecidas foram as mais tradicionais da casa: pudim de leite condensado, cheese cake com calda de frutas vermelhas e mousse de maracujá e de chocolate – receita especial da esposa do Neco, elaborada desde o início da casa e adaptada aos gostos dos clientes, uma delícia! Para harmonizar Horus Moscatel.

Tivemos a oportunidade de sentar ao lado de Neco e pegar as dicas de 30 anos de casa! Para os homens, o prato mais pedido e aplaudido é a moqueca mista - camarão, lula, polvo, marisco e peixe, feita com azeite de dendê, leite de coco, tomate, cebola e pimentão verde, cozida em panela de barro e acompanhada de arroz de açafrão, pirão de caldo de garoupa e farofa de dendê com bacon (!); outra forte concorrente é garoupa grelhada; estes são os dois pratos carro chefe da casa! Enquanto as mulheres adoram o Camarão à Toca, camarão rosa à dorê, com molho branco e queijos gratinados (adaptado a quem possui intolerâncias)!

A soma dos sabores ao espaço aconchegante e acolhedor nos deixou encantadas! A Toca da Garoupa tem e terá muitos anos de história, sabor e apreciação. E o melhor.. os pratos deliciosos típicos de praia estão à disposição no centro da cidade! Para almoço e jantar!! Então saia da rotina e experimente a deliciosa moqueca da Toca com os frutos do mar da melhor qualidade!

Toca da Garoupa - Rua Alves de Brito, 178, Centro

(48) 3223-1220

Segunda a Sexta: das 11h30 às 15h | das 19h às 00h

Sábado e Domingo: das 11h30 às 16h | das 19h às 00h

#floripa #frutosdomar #restaurante

0 visualização
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle