top of page
  • Aline, Julia e Natália

Delfino 146


Mais que um Café Bistrô, o Delfino é um espaço de conexões! A extensão de sua casa com um toque de requinte

Localizado em uma antiga galeria de arte privada no Edifício Juarez Machado no Centro de Florianópolis, o café Delfino 146 traz uma nova dinâmica para a vizinhança da Rua Luís Delfino. Inaugurado em agosto de 2015, o café leva no nome uma homenagem ao artista e poeta, Luís Delfino - que também empresta o nome à rua - enquanto o número 146 faz referência ao número do edifício.

Moradores do condomínio, os sócios procuravam trazer novos “olhares para a cidade”. Viam a galeria como um espaço ocioso, porém com um grande potencial. Desejavam construir um ambiente para os admiradores das obras do artista Juarez Machado e ao mesmo tempo criar um espaço ideal para momentos de descontração e descoberta de novos sabores.

Tiago Rodrigues - advogado, Abreu Junior – arquiteto e urbanista e Márcio Costa – músico; trouxeram ideias de viagens, vivências, experiências próprias e principalmente os sabores da terra natal de cada um. Abraçaram a ideia e protagonizaram a inserção de um espaço dinâmico, marcante e aconchegante, em busca de conexões.

Abreu Junior em parceria com o escritório Blasi Bahia Arquitetos Associados, dos arquitetos Marina Blasi e Bernardo Bahia, projetou um ambiente linear aproveitando a estrutura existente de pisos e forro, criando ambientes distintos a partir das escolhas do mobiliário e das áreas de apoio. Em uma das extremidades do café está o ambiente “sala de casa”, onde um grande sofá (Sierra) compõe um ambiente aconchegante acompanhado de mesas de apoio e emoldurado pela linda estante baseada nas viagens e inspirações do sócio Tiago. Na extremidade oposta, a parede coberta com espelhos proporciona amplitude ao ambiente e tem como destaque o relógio que marca a hora de início do café “14h55”. A comprida bancada em Corian, feita pela Infinita Superfícies, acomoda o barista e várias cadeiras, no centro, a calha iluminada dá destaque e serve de apoio para as garrafas de bebidas.

Além da exposição permanente do artista Juarez Machado na longa parede branca, o café recebe móveis de design de ponta para serem admirados e apreciados. Ambientes criados a partir da diferença de altura das mesas e cadeiras levam peças da Saccaro, da Larco e do designer Jader Almeida. No chão, a divisão do ambiente ocorre pela inserção de um tapete na cor Marsala – cor da Pantone para 2015, inspirada no tom da fruta do café – tornando o espaço ainda mais aconchegante. Inspirados nos cafés londrinos, os micro ambientes proporcionam olhares direto para a rua e reforçam a intenção de criar de novos “olhares para a cidade”.

Um ponto que merece destaque no projeto é a porta de entrada e sua inserção na fachada do edifício. O estudo de fachada procurou abrir o espaço para a rua sem destoar e prejudicar a fachada original, possibilitando a expansão do lugar. Aprovada pelo arquiteto Giovani Bonetti, responsável pelo projeto do edifício, a fachada do café avança para além do limite dos pilotis, mantendo-a alinhada aos andares do prédio. O jogo de portas executadas pela Abito permitem a abertura de 50% da fachada do bistrô, criando uma comunicação direta com a rua. O acesso pela rampa permite a total acessibilidade e comunicação com o parklet instalado na rua. Composto pelo bicicletário e a horta pública, o parklet é um incentivo ao pensamento coletivo e demonstra o cuidado com a cidade - instalado pelo edifício, cuidado pelo bistrô e aberto a todos.

O bistrô e café Delfino também abre espaço para encontros e conexões, permite a realização de eventos particulares e públicos, de diferentes proporções. Em sua estrutura ainda possui um telão retrátil para a transmissão de imagens e informações que o evento necessitar.

Com um cardápio curto, o Delfino traz opções certeiras e deliciosas para diversos paladares. Pratos perfeitos para acompanhar um café da tarde, happy hour ou jantar. Sempre com produtos frescos e com opções vegetarianas para cada prato. Os sabores dos bolos e tortas variam conforme a demanda e a entrega. As inspirações do cardápio também transmitem a regionalidade de cada sócio: do Paraná, Abreu traz a receita de família (inspirada também pelos traços mineiros): empadinha sem glúten – adorada pelos clientes; de Joinville, Tiago traz os doces fornecidos pela Doce Beijo; e Márcio, manezinho da ilha, inspirou os famosos pirão d’água com linguiça e o caldinho de feijão.

A dica dos sócios está nos sabores do risoto de limão siciliano com filé de salmão, crostini de Parma, o autêntico pirão d’água e ainda o mignon recheado com queijo brie ao molho de cogumelo e talharim de espinafre. O cardápio ainda possui tapioca de diversos sabores e drinks de admirar! Ah! E a torta de morango – que ao ser colocada na vitrine é disputada pelos clientes!

Nos deleitamos com o crostini de Parma – pão ciabatta, Queijo com Sotaque, tomate cereja, manjericão, presunto Parma e azeite de oliva; meio sanduíche Miga – recheado com berinjela e abobrinha; bolo de chocolate – servida com calda de chocolate na hora, que deleite! Nós também experimentamos drinks que estarão na nova carta do bistrô, um preparado com Aperol e outro como saquê de uva japonesa, super refrescantes!

Além disso, o Delfino trabalha com os parceiros Café Santa Mônica do Sul de Minas Gerais e os pães da Lucila Bistrô de Jurerê. A carta de vinhos é composta por vinhos consagrados e os grandes nomes nacionais. As cervejas artesanais servidas são a Saint Bier e a Coruja.

O café e bistrô Delfino é um ambiente de “estar”: aprecie, fique e se estenda! Prove os sabores da famosa empadinha, do bolo de chocolate e se tiver, não deixe a torta de morango esperando! Experimente os sabores e desvenda o cardápio! Se jogue nos drinks e simplesmente fique! Afinal, é um prazer estar em casa. Ah! Temos uma charada, vá ao banheiro e atrás da porta encontre as palavras em um belo caça palavras – que ideia genial!

Café da tarde para dois (R$50,00)

Delfino 146 Rua Luís Delfino, 146, Centro - Florianópolis

De segunda a sábado 15h – 22h

(48) 3307-9064

523 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page