top of page
  • Aline, Julia e Natália

Bistrô D'Acampora


Se as histórias dos recém-inaugurados restaurantes nos enchem de curiosidade, imagina os que estão há 20 anos nesta estrada! O Bistrô D’Acampora traz em sua trajetória ricas histórias e oferece para Florianópolis um pouco da alta gastronomia francesa e italiana.

Referência no Estado e no Brasil, fomos conhecer a famosa gastronomia do Bistrô, um dos poucos restaurantes catarinenses associados à Associação de Restaurantes da Boa Lembrança. Recebidas por Duda, pela filha do famoso Chef Zeca D’Acampora, tivemos uma deliciosa noite ouvindo muitas histórias do Restaurante e Casa de Eventos.

Zeca, advogado e marchand, há 35 anos recebeu em troca de seus serviços um terreno no Norte da Ilha. Até hoje a região não está urbanamente desenvolvida, porém possui uma localização estratégica, é caminho praticamente obrigatório para acesso às praias do Norte. Neste terreno, Zeca construiu seu novo lar com a ajuda do Arquiteto Paulinho Boabaid, e foi para onde se mudou com a esposa Lélia e seus filhos.

Em 1995 ao se aposentar, cozinhar, antes um hobby, passou a ser uma atividade frequente. O dom para a gastronomia chamou atenção dos amigos que passavam por ali, e enquanto aguardavam o tráfego para as praias amenizar, saboreavam deliciosos jantares. Então, estimulado por estes amigos, resolveu abrir em 1996 um restaurante, de maneira improvisada na sala de casa.

O restaurante abria de 4ª a 6ª feira, ele e a esposa comandavam a cozinha enquanto as filhas ficavam encarregadas do atendimento. Os cardápios eram feitos à mão por Duda, que desta época guarda boas lembranças dos momentos de integração e união familiar a fim de incentivar o hobby e nova atividade do pai. No restaurante, eram sempre disponíveis 3 tipos de entradas, 4 pratos principais e 2 sobremesas – característica mantida até hoje no Bistrô.

Zeca, sempre muito dinâmico e curioso, participava de cursos, eventos e encontros de gastronomia por todo o Brasil. Fosse apenas para lavar as louças ou admirar, estava sempre disposto a aprender, conhecer e se relacionar com os melhores da alta gastronomia nacional e internacional. E foi dessa sua incansável busca em melhorar seus conhecimentos que entrou para a história da gastronomia com diversos prêmios de Chef do ano, eventos internacionais, cursos e aulas, sempre primando pela qualidade da sua comida. O Chef também representou o Brasil na Copa da Alemanha cozinhando comida brasileira para as delegações, além de outros inúmeros eventos pelo mundo.

Através dessa conexão de Zeca com a história gastronômica do Brasil que o Bistrô participa há 18 anos da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, tendo seu 15º prato lançado esse mês.

Com o tempo, o Bistrô D’Acampora ampliou suas instalações buscando atender a procura da boa gastronomia para eventos de maior porte. E hoje, além da área do restaurante que atende até 50 pessoas, a estrutura possui salões de eventos com capacidade para 400 convidados.

Infelizmente o Chef Zeca faleceu em 2008, porém, sua história e boa gastronomia ainda estão muito vivas com a permanência das atividades do Bistrô, que agora é administrado pelas filhas. Inicialmente a cozinha ficou nas mãos do Chef Betinho, que esteve por 15 anos ao lado de Zeca, e agora é comandada pelas talentosas mãos do Chef Coelho, que também vivenciou a cozinha de Zeca e mantém a sua essência nos pratos.

O cardápio é aprovado diretamente por Duda D’Acampora que está em constante contato com o Chef Coelho. Mantendo a história e tradição de seu pai, o Bistrô cria um cardápio por estação, possibilitando que sejam sempre servidos pratos com produtos frescos e da época. O restaurante preza pela qualidade da matéria prima e faz questão de não utilizar produtos processados e pré-prontos – os caldos base, por exemplo, são todos produzidos no Bistrô com os melhores ingredientes do mercado.

Duda também administra e organiza eventos paralelos às atividades do Bistrô, como aulas de gastronomia, workshops, casamentos e formaturas. O mobiliário dos salões pode ser organizado formando diversos espaços, se adaptando as necessidades do uso e atendendo à árias demandas.

Toda a decoração, organização e ampliação do local foram feitas pela família, e principalmente aos gostos do Chef Zeca. Os ambientes trazem estampado o apreço pela arte e a decoração mais clássica busca referências na arquitetura colonial e francesa. Esta identidade se espalha pelos salões e criam muitos ambientes aconchegantes e charmosos. O lounge de frente para a lareira é o mais requisitado no inverno, ele faz você se sentir em casa.

O prato predileto de Duda e de quem frequenta a casa é o Confit de Pato, preparado ao molho de mel com especiarias e creme de abóbora. A Salada de Camarão composta por uma seleção de verdes com camarões marinados, especiarias e molho quente de nata e laranja também é muito requisitada. Como nossa visita já estava planejada, estes pratos ficarão na lista para nossa próxima visita!

Fomos recepcionadas com um Menu exclusivo, composto pela entrada, primeiro prato, segundo prato e sobremesa. O Menu é composto por porções menores dos pratos do cardápio e te dá oportunidade de conhecer mais sabores em uma única visita. Demais! Este formato ainda não está sendo implantado no Bistrô, mas logo será incorporado.

O Couvert servido era composto por quatro diferentes sabores – manteiga com bacon, ratatouille, queijo Brie com damasco e patê de fígado de galinha. A entrada ficou por conta de um delicioso Gaspacho levemente defumado com mussarela de búfala e farofa de ervas, lindamente decorado com pétalas de flor; o primeiro prato foi o Salmão “ni cuit” – ele propõe a mistura do quente e do frio, o salmão é acompanhado com ervilhas maceradas, brotos de mostarda e farofa de pão preto – simplesmente sensacional! E a estrela da noite, o segundo prato foi a Paleta de Cordeiro, este é o atual Prato Boa Lembrança do Bistro D’Acampora – após dois dias de preparo, o cordeiro é servido com molho glace e chips de batata. Não tem como negar a qualidade, sabores e apresentação impecáveis, digno do Prato da Boa Lembrança! Finalizamos a noite com o Trio de Gelado de Chocolate com creme inglês.

Com um ambiente aconchegante e a simpatia de todos não tínhamos dúvidas de que os 20 anos de história estariam imortalizados nos pratos da casa. A qualidade da gastronomia impressiona e o passeio é garantia de sucesso.

Como o bistrô só trabalha com reservas, nossa dica é: não hesite em conhecer e reservar uma mesa. Leve o Prato da Boa Lembrança para casa e comece sua coleção!! Ficam lindos pendurados na parede e dão muito estilo para sua casa. Para as noivas de plantão, este é O lugar! O romantismo transpira pelas paredes da casa. Reserve sua data!

Menu R$80,00 a R$120,00 por pessoa.

Bistrô D’Acampora – SC 401, nº 10.300, km 10.

Reservas: (48) 9629-5689 ou (48) 3235-1073

De Quarta a Sabádo, das 20 às 23 horas.


373 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page