top of page
  • Foto do escritorDeleite-se

Tesouro do Oriente


Mais que um restaurante, o Tesouro do Oriente traz cultura, arte e tradições do Oriente para o Norte de Florianópolis!

Todo e qualquer encontro tem sua positividade, e às vezes, dizemos que foi obra do destino! Encontrar Carolina em seu restaurante antes de um evento do Jurerê Jazz Festival foi um desses momentos, que além dos bons encontros geraram uma nova parceria e amizade. O Tesouro do Oriente foi um dos restaurantes recomendados por nós no Guia Gastronômico Jurerê Jazz, e não é por menos, a qualidade e tradição em seus pratos árabes são de tirar o fôlego.

Descendente de judeu, italiano, português e índio, Carolina Tassinari é retrato da típica miscigenação brasileira, mas, há 17 anos, se encontrou na cultura árabe quando casou com o libanês Radwan Raad. Esse encontro é considerado por ela como o seu reencontro com o Oriente e suas vidas passadas! Amante da cultura e culinária árabe, após inúmeras viagens e até residir por um tempo no Líbano, não teve como negar sua proximidade e amor a essas tradições. Trouxe para sua vida e profissão a arte e cultura oriental.

Carol iniciou suas atividades com a importação de produtos árabes, participando de grandes feiras do ramo em todo o Brasil. Há 8 anos, decidiu que queria ir além da comercialização dos produtos, sentiu a necessidade de trazer as tradições dessa vasta cultura aos conhecimentos dos brasileiros. Abriu em Curitiba um Centro Cultural onde, além da venda de objetos de decoração, livros e roupas, incentiva a apresentação de grupos folclóricos, danças, música e arte árabes. Nesse espaço disponibiliza diversas aulas, como línguas e práticas de danças.

A paixão pela gastronomia árabe também acabou entrando nos planos de Carol. Há 4 anos, viu em Florianópolis a possibilidade de abrir seu primeiro restaurante e trazer sua história e amores para a ilha. Junto com seu marido, abriu o restaurante Marhaba em Jurerê Tradicional. Esse ano o restaurante está mudando seu conceito e nome, ampliando seus serviços e trazendo um pouco do Centro Cultural de Curitiba para Florianópolis. Agora chamado Tesouro do Oriente, como também é chamado em Curitiba, o restaurante continua no mesmo endereço e já está comercializando peças de decoração e roupas tradicionais. Os planos são de expandir o espaço físico e trazer os mesmos diferenciais do Centro Cultural de Curitiba para Florianópolis.

O restaurante, localizado na Alameda Cesar do Nascimento, possui decoração colorida e totalmente inspirada na cultura árabe. Peças, panos e tapetes preenchem o ambiente com cores quentes e aconchegantes criando um cenário típico do Oriente. Ao entrar podemos ver ao fundo a bancada onde são produzidas as bebidas e a janela de comunicação com a cozinha. Peças de decoração, roupas e livros estão expostos em estantes pelo restaurante e despertam a curiosidade dos clientes. O grande foco do salão está nos panos que colorem o teto sobre as mesas, o colorido quase mágico deixa o ambiente muito confortável e descontraído. É uma simplicidade que transmite o amor dos donos em cada detalhe. A música ambiente deixa a experiência ainda mais especial e completa.

Aberto quase diariamente, o restaurante traz as opções de almoço e jantar, todos os pratos são inspirados nas tradições e utilizam temperos e especiarias diretos do Líbano, inclusive molhos únicos da região - como o molho de Romã, artesanal e muito especial! O cardápio diverso possui marcações de acordo com os tamanhos das porções e trazem a indicação se o prato é vegetariano ou não.

Ir a um tradicional restaurante árabe significa ter a experiência de provar os mais típicos e saborosos pratos disponíveis no cardápio. Seguimos as sugestões de Carol e iniciamos a experiência com o Falafel de entrada – pra quem não conhece, é um bolinho feito com grão-de-bico e diversas especiarias. O prato principal foi o combinado Beirute, que une as mais tradicionais iguarias da gastronomia árabe, dentre elas: Hommus, Babaganoush, coalhada crua, quibe cru, quibe frito, esfiha, Fatoush, Mjadra e Kafta. Acompanhados com uma deliciosa limonada batida com aroma de rosas!

Além de bem servido, o combinado é delicioso e nos instiga a querer conhecer mais da gastronomia tradicional. Os temperos e especiarias são sentidos tanto pelo paladar quanto pelo aroma dos pratos, sempre deixando aquele gostinho de quero mais!

Conheça e tenha a experiência de ser transportado para o Oriente! Experimente os mais curiosos pratos e não saia de lá sem conhecer o sorriso e o brilho dos olhos de Carol, a grande responsável em trazer um pouco dessa rica cultura para nossa terra de misturas!

Prato para três (que serve quatro) R$185,00

Tesouro do Oriente - Alameda Cesar do Nascimento, 322. Jurerê – Florianópolis Ter-Sex:17:00 às 22:00; Sáb-Dom:12:00 às 22:00 Reservas e informações: (48) 3266-3161


222 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page