top of page
  • Aline, Julia e Natália

Afonso Burgerbar


A tradição e os sabores do Afonso agora no BurgerBar. São 4 tipos de hambúrgueres para se deliciar no melhor estilo pub, acompanhado de um gelado chope artesanal!

Achamos os manézinhos! Sim, achamos um empreendimento desenvolvido por três irmãos da ilha, filhos do Leocindo Hames, conhecido há anos como Afonso, do Cachorro Quente do Afonso. Um ambiente que soma as experiências vividas pelo mundo por Leonardo e Manuela Hames, e a tradição e os costumes do pai aprendidos por Felipe Hames.

Em 1982, Leocindo tomou frente do então já conhecido Cachorro Quente do Afonso, criado em 1969. Quem é da ilha, se não comeu já ouviu e muito falar desse cachorro quente que é um ponto de referência da Av. Hercílio Luz. Seus filhos, Felipe, Leonardo e Manuela, viveram e cresceram junto ao cachorro quente, não apenas ajudando o pai, mas também aprendendo a apreciar e se apaixonar pelo mundo da gastronomia.

Leo viveu fora do Brasil por 7 anos, sempre com vontade de empreender, juntou em sua última jornada pela Austrália referências e experiências em restaurantes. Retornou para o Brasil em 2012 para ajudar a família a tocar os negócios, já que o pai adoeceu, mas ao mesmo tempo, sem esquecer o sonho de construir seu próprio empreendimento. Em 2015, Leo convenceu sua irmã, Manu, bailarina e residente na Turquia, a voltar para o Brasil para uma nova jornada: abrir um bar! Talvez este tenha sido o único jeito de ver a irmã morando na ilha novamente. Os três irmãos iniciaram então a amadurecer o projeto e a montar a equipe!

Em dezembro do mesmo ano, uma sala próxima ao Cachorro Quente vagou, a família viu ali a oportunidade de tornar o projeto real e deram o pontapé na reforma do novo espaço! Leo foi passar férias na Tailândia em busca de inspiração e voltou com muitas referências e ideias para o novo restaurante. Convenceu a irmã e a mãe a retornar ao país em março para buscar peças de decoração e iluminação. E assim, a família inteira se envolveu e colocaram a mão na massa para transformar o local no Afonso Burger Bar, que inaugurou há exatos dois meses, no dia 10 de junho.

O conceito do bar é evidente: vintage e industrial. As ideias do ambiente são da família, reforma, projeto e decoração. O espaço se destaca pelo reaproveitamento de peças, como canos, caixas de incêndio, madeira de demolição, galões metálicos, manilhas antigas, entre outros. O espaço estimula e permite que qualquer um venha ao bar sozinho e se sinta à vontade em permanecer. São vários mini ambientes que trazem a criatividade do ambiente à tona.

Com uma planta estreita e comprida, o restaurante tem seus espaços definidos a partir do balcão bar no centro do ambiente. Na área externa e na entrada, mesas estão distribuídas compondo áreas com clima descontraído e descolado. Ao fundo temos a cozinha logo ao lado do bar e mesas mais reservadas. As paredes em cinza e o lambri de madeira natural aquecem o ambiente e dão a rusticidade ideal para o pub. As tubulações aparentes evidenciam o conceito industrial, que é muito bem explorado na iluminação, onde fitas de LED instaladas dentro das eletrocalhas fazem a luz vazar pelos furos em um efeito super original.

Por sinal, a originalidade é um conceito forte aqui. A criatividade rola solta e em vários cantos temos surpresas muito agradáveis, como o aquário dentro de uma caixa de incêndio! Lindo! No banheiro o espelho esta instalado em uma mesa de centro invertida, criatividade e estilo! E tem mais... tonéis metálicos usados como mesas e cadeiras, tubulação de incêndio como apoio para os pés, “papel de parede” feito com jornais internacionais e até uma catraca para acesso ao bar e cozinha. A iluminação do bar é toda dimerizada o que ajuda a criar o clima perfeito para todas as ocasiões, no inicio da noite para o happy hour e comilança uma luz mais forte, conforme a noite vai caindo a iluminação cai junto e cria o clima mais intimista de pub, muito apropriado e bem aplicado.

O cardápio é simples, em folha de papel pardo traz escrito a mão os 5 pratos da casa, são 4 opções de hambúrgueres e a porção de batatas belga. Em uma folha separada estão as opções de bebidas, chopes artesanais e cervejas, com opção de jarra de 1L, além da purezinha e da laranjinha, refrigerantes típicos do Estado. O cardápio é pequeno, mas o necessário para curtir uma noite e tanto, o que prezam aqui é a qualidade!

A casa procura trabalhar apenas com produtos frescos, a carne é moída todos os dias, o frango vem direito da granja, não é congelado, assim que chega é preparado e temperado para ser servido no dia seguinte. O pão é exclusivo, uma receita desenvolvida especialmente para o Afonso Burgerbar e não é vendido em nenhum outro lugar, ele foge da modinha dos pães roseta e traz maciez e sabores únicos. Tudo isso para deixar os hambúrgueres suculentos e frescos!

Vamos ao que interessa.. comida! Ao sentar no restaurante, você é servido com água filtrada gelada e amendoim de casca de cortesia, para abrir o apetite! As escolhas de hambúrgueres ficam entre o Afonso Burger - com pão especial, hambúrguer de carne fresca, maionese da casa, alface americana, tomate, cebola roxa, picles e queijo, prato, mussarela ou cheddar; o Afonso Duplo – pão especial, duplo hambúrguer de carne, maionese da casa, bacon e três opções de queijo; o Afonso Crispy – pão especial com sobrecoxa de frango crocante, com maionese da casa, alface americana, e três opções de queijo; e ainda o Afonso Veggie – com pão especial, hambúrguer de grão de bico, pasta de alho assado, molho de iogurte com hortelã, alface americana e três tipos de queijos opcionais.

Nós começamos a noite com a batata belga e seus 5 tipos de molhos – alho e óleo, iogurte com hortelã, barbecue, maionese picante e maionese verde, acompanhado com chope artesanal Ipa, Red e Pilsen. Experimentamos o Afonso Burger, Afonso Crispy e Afonso Veggie – na verdade cada uma experimentou um, pois o sabor estava tão bom que não deu nem tempo de compartilhar! A experiência é somada pelo atencioso atendimento feito pelos garçons, donos e o gerente, amigo e personagem também muito importante do bar, o italiano Fulvio Angrisani.

Experimente! Os hambúrgueres são deliciosos, bem servidos e com preço camarada! O ambiente é aconchegante e possui uma carta de cervejas e chopes em crescimento. Ah! E se você joga Pokemon Go, você pode comer, beber e recarregar suas pokebolas na pokestop na frente do Burger!

Hambúrgueres R$15,00 a R$20,00

Afonso Burgerbar - Avenida Hercílio Luz n1006,Centro. Florianópolis – SC

Seg-Dom: 18:00 às 00:00

(48) 3371-1083

464 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page