top of page
  • Aline, Julia, Natália

Tequilaville


TEQUILAVILLE: O original do México em Floripa!

Visando a abertura de um novo negócio em Florianópolis, as sócias e amigas Ângela Monguilhott, Isabel Hagemann e Leila Pinheiro viajaram juntas para cidades tradicionais do México. Acompanhadas de uma profissional de marketing, foram para cidades do interior, fugiram do tradicional roteiro turístico e entraram de cabeça em novas experiências. Participaram de festivais, eventos gastronômicos e feiras artesanais. Durante os 20 dias de viagem trouxeram a inspiração do México através da imersão na cultura e culinária típica do país.

Com toda a bagagem cultural adquirida, transformaram uma antiga casa do bairro de Coqueiros em uma típica construção mexicana com os traços das tradicionais residências pintadas de branco. Inaugurado em março desse ano, o bar e restaurante Tequilaville, está instalado à beira mar com uma área externa que remete aos santuários religiosos mexicanos. Além desta área o restaurante possui mais dois ambientes internos, uma área menor mais reservada, perfeita para aniversários e eventos, e o salão principal, com várias mesas e uma vista de tirar o fôlego. Todo o seu interior é decorado com peças, imagens, artesanatos e artefatos trazidos do México.

Junto à bancada de drinks no salão principal, Angêla e Isabel criaram um santuário suspenso embutido na parede, é uma releitura dos santuários e igrejas, peças chave da cultura mexicana. A estrutura de madeira pintada de vermelho acomoda as diversas garrafas de Tequilas e Mezcais servidas na casa, criando um verdadeiro santuário das bebidas.

O mobiliário colorido é inspirado nas cores encontradas nos interiores das casas visitadas, e conversam com as diversas peças de decoração encontradas pelas paredes do restaurante. São frases, quadros, pimentas secas, e muitos itens que podem ser tocados e até mesmo vestidos, como as máscaras e sombreros, incentivando os clientes a interagirem com a cultura mexicana. As caveiras pintadas trazem a alegria e o lúdico para os ambientes. As personalidades mexicanas, como lutadores de Lucha Libre, Frida Kahlo, Chaves, entre outros, estampam os quadros que ajudam a compor a decoração do restaurante.

Na área externa do restaurante há um painel pintado à mão retratando a cidade San Miguel de Allende, um dos lugares visitados na viagem. O painel expressivo contrasta com a paisagem do mar de Coqueiros e atrai muitos olhares, tornando-se palco para muitas fotos de clientes.

O cardápio desenvolvido pela Chef Isabel traz uma releitura das experiências culinárias adquiridas durante a viagem. Experiências que envolvem desde restaurantes 5 estrelas até quiosques de rua, de cursos e aulas culinárias até pratos caseiros. Isabel criou um leque de opções de entradas, lanches e pratos tradicionais dando a eles nomes exclusivos, que os diferem de outros restaurantes mexicanos.

Os tacos de milho e os condimentos de pimenta são todos feitos pela cozinha do restaurante, com destaque para o extrato de pimenta que é feito com pimentas importadas do México, um toque especial e tradicional! Outros ingredientes chaves também são trazidos do México para manter os sabores conhecidos e admirados por lá.

Cervejas, Tequilas e uma vasta carta de Mezcal selecionados, são motivos de admiração e curiosidade. Os drinks também foram desenvolvidos a partir dos conhecimentos adquiridos na viagem, a Tequila é servida com Sangrita, um pequeno drink de suco de tomate, laranja, limão e molho de pimenta, super tradicional no México. Outro drink interessante é a Michelada, uma mistura gelada de cerveja, sangrita, mel e limão. E não poderiam faltam as Margueritas, disponíveis em diversos sabores e também na versão frozen, enchem os olhos e o paladar!

Anotamos diversas dicas da Ângela sobre o cardápio, e não tivemos dúvida que teremos que voltar para conhecer outros pratos exóticos que nos deixaram curiosas. Nossas opções da noite foram: Salsa e Totopos – entrada de tortilhas fritas com salsa roja, salsa cruda, pico de galo com manga, guacamole, creme azedo, frijoles refritos e chipotle; Chicharron de Queso – surpreendente e delicioso, delicado e crocante torresmo de queijo; Taco de Camaron – taco de milho com recheio de camarão à milanesa com molho de tamarindo e crispy de alho poró; Taco Señor Philipe – nome em homenagem ao chef da cozinha, taco de milho recheado com torresmo crocante, geléia de pimenta, crispy de salsa, abacate e romã; Ceviche de Camarones y Sandia – camarões frescos marinados no suco de limão com pedaços de melancia; Quesadilla Machaca – tortilha de trigo recheada com carne seca, cebola roxa, tomate em cubo e queijo fundido.

Acompanhados de Mojito de Durazno, cerveja Corona e uma deliciosa Manguerita Frozen Bullet – com purê de manga e dose extra de tequila. Finalizamos a noite com a sobremesa Leche Frito com Celaya – leite cozido à milanesa e sorvete de chocolate com pimenta.

Nossa dica é: não vá no óbvio! Não procure nomes e pratos que já conheces, vá no inusitado e diferente! O Chicharron de Queso é uma ótima pedida para iniciar a noite com grupos de amigos regados a cerveja mexicana. A entrada Salsas com Totopos vai incrementar os outros pratos que irás pedir, vale a pena pedir! Não hesite em pedir a Costela em Rosta e Arrachera de Res, pratos típicos mexicanos retirados dos mais tradicionais restaurantes. Ah! Experimente o Mezcal!! Arriba!!

Tequilaville - R. Des. Pedro Silva, 2019 - Coqueiros, Florianópolis - SC.

(48) 9647-0004

Aberto todos os dias!!!

184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page