top of page
  • Aline, Julia, Natália

Beer And Pork - Cervejaria


Gastronomia suína, cerveja artesanal, ambiente descontraído e uma vista de tirar o fôlego, esta é nova aposta de 3 empreendedoras que já vimos por aqui!

Se há uma parceria que nos inspira e admiramos é a do trio Angela Monguilhott, Isabel Hagemann e Leila Pinheiro. A amizade que vem de longa data e de outras experiências de trabalho ganha força a cada ano que passa, sempre dispostas a criar e inovar no ramo gastronômico em Florianópolis agora surgem com mais uma novidade! Para quem não se lembra, elas são as responsáveis pelo tradicional e criativo Boteco Zé Mané (relembre aqui) e também pelo autêntico mexicano Tequilaville.

Há pouco mais de um mês, as amigas e sócias resolveram finalizar as atividades do restaurante Tequilaville (relembre aqui) para abrir um novo conceito na badalada via gastronômica de Coqueiros – a união da gastronomia à base de carne suína com a cerveja artesanal de qualidade! Uma tendência mundial, que faz sucesso, adquire fãs e claro, clientes fiéis que amam um bacon com chope. E qual foi o primeiro desafio? Transformar a antiga casa mexicana em uma cervejaria descolada e criativa em apenas 1 mês.

E adivinhem quem embarcou nesse desafio junto com elas? Nós mesmo! (3P studio)

A intenção das sócias quanto à nova casa era certeira: mudar completamente! Descaracterizar a casa que todos já conheciam como Tequilaville. A linguagem industrial, já adorada por elas, e a rusticidade do tema “fazenda”, atrelado à gastronomia suína, deram norte para a nova linguagem do espaço. O projeto, assinado pela 3P Studio, também teve como premissa mudar de forma consciente, com menor custo possível, mas de forma funcional, prática e aconchegante. O grande pátio aberto com uma linda vista para a ilha foi o alvo da maior intervenção na casa, recebendo uma cobertura em madeira, grandes painéis de vidro voltados para o mar e a nova estrutura de sanitários (intitulados carinhosamente de chiqueiro), já que os antigos deram lugar para a necessária câmara fria que deixam a cerveja no PONTO.

Para quem antes estava acostumado a ver uma fachada branca e cactos, agora é surpreendido com uma fachada cinza, com texturas provocadas pelo mosaico de venezianas e antigas esquadrias de madeira – que trazem a memória das fachadas emendadas dos bairros rurais do Estado – e um hall amarelo, que destaca a entrada e instiga a curiosidade dos passantes. Junto à rua, a antiga fachada cega recebeu uma grande vitrine de vidro, onde é possível ver da calçada o movimento no primeiro espaço da casa: a sala de jogos.

O Beer and Pork foi pensado para ser um ambiente descontraído, de interação e diversão. O propósito é claro, beba e divirta-se! E logo na entrada já nos deparamos com um espaço destinado aos jogos e uma mesa não muito comum por aqui, é a shuffleboard – ou bocha de mesa – a novidade foi trazida pelas sócias como tendência, as peças foram adquiridas nos EUA e a mesa executada pelo marceneiro especialmente para elas, ficou linda!!

Seguindo o caminho, o segundo ambiente é o salão do bar! São 16 torneiras de cerveja artesanal para todos os estilos e gostos. Desde cervejarias locais até as mais especiais e diferentes. A intenção das sócias é diversificar e trazer todos os tipos de amantes de cerveja artesanal, dos que amam IPA aos que apreciam as cremosas Stouts. E para incentivar o cliente a ter novas experiências as cervejas podem ser consumidas com dosagem pequena, de 100ml, perfeita para degustar e apreciar novos sabores, não é mesmo?!

Mas, voltando para arquitetura... o bar foi mantido no local original mas recebeu uma linguagem totalmente nova, a parede das torneiras foi revestida com a cerâmica metrowhite buscando a referência industrial em voga. O painel iluminado com o cardápio das cervejas se destaca logo a cima das torneiras e foi feito de uma forma que permita uma troca fácil dos rótulos, devido à dinâmica rotatividade das cervejas disponíveis. A área ainda ganhou uma prateleira suspensa com folhagens caídas que emolduram e destacam ainda mais as estrelas do Beer and Pork. Na frente do bar, quatro painéis de vidro permitem uma vista panorâmica da praia, perfeita para ser apreciada em uma das mesas altas e compartilhadas da casa.

O terceiro ambiente é o que chamamos de “Pátio”, onde a atração principal é a banda. As mesas agora dividem espaço com sofás de pallets formando um espaço flexível e descontraído. Antes um terraço com grades, agora um salão coberto com GRANDES janelões de vidro que só valorizaram o visual. A vista é incrível e penetra no ambiente deixando a experiência ainda melhor. Nesse ambiente os jogos também estão presentes, com uma mesa de pebolim e um divertido fliperama! Arte e bom humor estampam as paredes da casa e contribuem para deixar os ambientes ainda mais interessantes, como o grafite da plantação de trigo e cevada e o painel com a anatomia do porco.

Por último, o ambiente externo – na lateral da casa, onde antes era pouco explorado agora os muros foram abertos e receberam grade para maior comunicação visual com o exterior. O espaço ainda não está totalmente pronto, mas será palco de churrascos e eventos privados.

E como a criatividade impera nessas três amigas e sócias, o cardápio é sempre uma surpresa. E que surpresa deliciosa! A brincadeira da casa é a ligação com o porco, o cardápio é dividido nas sessões “Feito do Porco”, “Não é de Porco” e “O que o Porco come”. Além de opções de “Só no belisco” e “Pra adoçar”. Como podem ver, apesar da temática suína o cardápio não é excludente, tem opção pra todos os gostos!

Os destaques da casa são a Costela BBQ Beer - cozida lentamente e servida com barbecue de cerveja e abacaxi caramelizado e o Joelho à Pururuca – defumado em pedaços bem crocantes. Na sessão que não é de porco tem a tradicional Batatas & Poema – que quem é das antigas de Floripa vai entender a inspiração para o nome da batata que vem recheada com tradicional estrogonofe.

Há também opções vegetarianas e veganas, um que nos chamou mais a atenção foi o Chips And Chips, que é feito com batata doce, batata baroa, batata inglesa e mandioca – crocante, sequinha e que vem com as opções de maionese com alho e molho de cerveja. De sobremesa tem o Banho de Lama – brownie com pedaços de morangos com calda de chocolate quente servido em uma banheira, um autêntico porquinho na lama -, e a outra opção é a releitura da tradicional Vaca Preta com cerveja e adição de bacon caramelizado! Chef Bel ousou e arrasou!

Na abertura teste da casa que aconteceu no dia 3 de dezembro, nós experimentamos algumas dessas delícias: Porco na Lata – cortes de carne de porco fritos na banha, bem crocantes e sequinhos, servidos com pão e geléia de pimenta em uma panela tipo trouxinha -, Chips And Chips, Batata & Poemas e a delícia do Banho de Lama! Acompanhados, é claro, de muita cerveja artesanal!

Desafio lançado, desafio cumprido! O novo conceito do endereço transformou o ambiente, valorizou a paisagem, refrescou o paladar e nos encheu de orgulho. Uma proposta com personalidade e que terá vida longa na via gastronômica de Coqueiros.

Com um cardápio criativo e suculento vai ser difícil escolher, mas não tenha medo de ousar no pedido. Delicia-se! Petisque! E principalmente, DIVIRTA-SE!

Rua Desembargador Pedro Silva, 2019 – Coqueiros – Florianópolis / SC.

De terça a quinta, das 18h00 até 0h00.

Sexta, das 18h00 até 1h.

Sábado, das 17hs até 1h.

Domingo, das 17hs até 0h00.

812 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page