top of page
  • Aline, Julia, Natália

Mercado Sehat


Mais que um mercado e um restaurante de alimentos orgânicos, o Sehat traz um estilo de vida regado a deliciosos sabores!

Como já dizia Vinicius de Morais, “a vida é a arte do encontro”. E foi assim que surgiu o Mercado Sehat (terra saudável em indonésio) , do encontro de histórias de quatro pessoas, que juntas uniram suas experiências em busca de uma nova vida, com mais qualidade e mais prazer.

As amigas de infância, Ana Paula de Oliveira e Gabriela Trojan tiveram as primeiras ideias de abrir um espaço diferente há seis anos, durante uma viagem juntas. O tempo foi passando e suas vidas corridas na cidade de Curitiba não davam brecha para sonhos de viagem. Ana Paula, bacharela em Turismo, estava à espera do terceiro filho quando junto ao seu marido Samuel Cesar de Oliveira, biólogo, decidiram que estava na hora de mudanças, não viam sua família crescendo na correria e estresse do dia a dia em Curitiba.

Após uma viagem de Samuel para a Indonésia em 2014, resolveram seguir os passos de Gabriela e se mudaram para Florianópolis com a intenção de abrir um novo negócio e mudar de vida. Foi uma mudança radical: sair do trabalho, trocar as filhas de escola, deixar amigos e família... Mas entre tantas novidades, manter um antigo hábito da família era fundamental: a alimentação orgânica. O hábito familiar uniu-se a veia empreendedora e surgiu o desejo de abrir um mercado especial, apenas com produtos orgânicos.

Instalados no bairro Campeche, no sul da Ilha, a ideia de abrir o mercado foi ganhando força, e a oportunidade de abri-lo no mesmo bairro que moravam transformou o sonho em realidade.

Localizado na Av. Pequeno Príncipe, principal via do bairro, toda a estrutura de uma antiga loja de artesanatos em vidro se encaixava perfeitamente nas intensões do casal e na linguagem arquitetônica que almejavam. Estrutura metálica, concreto aparente, vidro, tijolos maciços, jardim interno e espaços para cozinha e depósito, toda a arquitetura estava praticamente pronta, desenvolvida pelo Arquiteto João Edmundo Bohn Neto. Não tinha como ser em outro lugar. Acharam o espaço ideal para dar vida não apenas ao mercado, mas também ampliá-lo para um café e restaurante.

Definido o lugar, a decoração do Mercado Sehat ficou por conta deles mesmos. Com a ajuda da amiga e publicitária Gabriela, Ana e Samuel colocaram a mão na massa e compuseram o ambiente com móveis soltos em estilo industrial, pallets, estantes metálicas e caixas de feira. Vasos de plantas estão por todo o espaço e transmitem a ideia do natural e saudável. Um grande painel de lousa traz dizeres divertidos e o cardápio de cafés. Na bancada do caixa um lindo painel pintado pelo artista plástico Jorge Galvão, marido de Gabriela, toma conta do olhar.

A impactante fachada também recebeu detalhes que deram personalidade ao local. Um painel em aço com a identificação do mercado compõe com um jardim vertical logo a cima do toldo, que por sua vez cria uma área coberta e auxilia na identidade do lugar. O muro lateral do estacionamento recebe a negativa do nome em placa de aço e pallets coloridos com plantas criando um jardim autêntico e marcante.

Nos fundos do mercado, a cozinha em vitrine tem contato direto com um agradável jardim interno, local preferido dos proprietários. Neste espaço os clientes podem relaxar na sombra da árvore ou ainda acompanhar o preparo do seu pedido. Uma área destinada para crianças também está disponível para o conforto dos pais.

Ana e Samuel queriam mais que um mercado orgânico, Sehat deveria ser um ponto de encontro, com café e restaurante. E foi em um encontro surpresa, que o Chef Marcelo Amaral, amigo de Jorge Galvão, entrelaçou a sua história, completando a equipe!

Além de ser adepto à culinária orgânica, Marcelo possui um restaurante há 11 anos em Curitiba especializado em comida Tailandesa e Asiática. Entrou de cabeça nesta parceria e transformou o Sehat em um cotidiano de aprendizado e experiências. O Chef desenvolveu o cardápio baseado na atmosfera do ambiente, nas intensões e rotinas de Ana. Criou pratos baseados na culinária street food, somando-os aos sabores expressivos da culinária asiática. São pequenas porções de intensas experiências. Todos os alimentos utilizados são orgânicos, desde a carne aos condimentos, muitos servidos do próprio mercado.

O Mercado Sehat trabalha no conceito de sustentabilidade, em ciclos de aproveitamento. O lixo orgânico é levado para compostagem em fazenda da região para desenvolvimento de hortas orgânicas. A busca pelo conceito orgânico também está na carta de bebidas do restaurante com café, cervejas e vinhos orgânicos. “Um lugar sustentável sem ser chato”, como geralmente são rotulados.

O cardápio é alterado conforme a hora do dia, existe um cardápio especial para o café da manhã/lanches, para o almoço e para a janta. Há opções de refeições sem glúten, sem lactose e totalmente veganos. A preparação do prato do dia, o famoso PF, varia conforme a sazonalidade dos alimentos e da disponibilidade do mercado de peixes, tudo para nos proporcionar uma refeição saudável e bem fresquinha!

As dicas de Ana, Gabriela e Marcelo são certeiras, para o café da manhã, o Pão com Ovo ou a Panqueca Indonésia de Frutas. Para lanches ou sobremesa, a deliciosa Torta de Banana com Chocolate! Para almoço e janta, a dica fica para os Ninhos de Dragão, Curry e Pad Thai – talharim de arroz salteados na wok com ovo, legumes e amendoins.

Nossa experiência começou com a curiosidade dos três dos pratos rápidos mais bem falados, o Pão com Ovo, o Social – tartine de pão rústico caseiro Sehat com molho de tomate orgânico da casa, queijo, ovo frito ou mexido, com molho pesto – sem palavras(!), Panqueca Indonésia de Frutas – feita com aveia, coberta com frutas, especiarias e mel, e Ninhos de Dragão – meteoritos de pernil suíno, camarões e algas, finalizado com especiarias! Tudo extremamente saboroso!!

Mas não terminamos nossa experiência por ai, ao contrário, Marcelo foi incisivo, tínhamos acabado de começar! E acompanhadas de Ana e Gabriela conhecemos outros “carros chefes” da casa harmonizados com o vinho branco orgânico francês Arrogant Frog Tutti Frutti. Começamos pelo Tom Yam Koong – caldo com camarão, algas, cogumelos e especiarias; em seguida, o saboroso Conexão Peruana – ceviche de peixe fresco em salsa de limão, ervas, cebola roxa e raízes do dia; degustamos também o Curry de Carne – “mais que um prato uma filosofia de vida”, uma explosão de sabor servido com arroz. Ah! E tivemos oportunidade de experimentar uma futura novidade do cardápio, ainda sem nome, o espetinho de camarão leva curry e amendoim no preparo, super crocante. Aprovamos!

Para sobremesa, experimentamos a Torta de Laranja com Café e a famosa Torta de Banana com Chocolate – no estilo cuca alemã, a combinação banana e cacau arrasaram!

Nossa dica é: não hesite! Conheça todos os momentos do Sehat, delicie o seu café da manhã no jardim interno com um delicioso Pão com Ovo, conheça o PF da casa para o almoço! Desfrute das tortas e quiches no lanche da tarde, e aprecie as iguarias da culinária asiática acompanhado de vinho ou cerveja orgânica à noite! Todas as opções são de se deleitar. Viva essa experiência!

Na foto acima: Thiago, parceiro e amigo, a sócia Ana Paula de Oliveira, o Chef Marcelo Amaral e a gerente Gabriela Trojan.

Mercado Sehat - Av. Pequeno Príncipe, 859 - Campeche, Florianópolis - SC

048 4009-3433

Aberto todos os dias!! Das 8h15 às 23hs

463 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page