• Deleite-se

Rancho Açoriano

Atualizado: Jan 15


Como pensar na Ilha da Magia sem imaginar o Ribeirão e sua paisagem bucólica?

Tivemos uma experiência mágica para uma sexta-feira ensolarada: um passeio de lancha pela baía sul até o icônico Ranho Açoriano. Em meio à bela paisagem natural, a história do pescador Dário Gonçalves foi o enredo inicial de um passeio delicioso, e uma introdução perfeita para o almoço que viria a seguir.

Como tudo começou

Para quem se criou por aqui, é costumeiro lembrar-se com nostalgia dos ranchos de pescadores à beira da baía, e é assim para Dário também. Crescido junto ao mar, no Ribeirão do Ilha, Dário dedicou-se à pesca e a maricultura, e em 1996 já era pioneiro no cultivo junto com outros poucos maricultores da região. Apesar de pouco consumida e valorizada como nos dias de hoje, as ostras já eram vistas como um produto de alto potencial para ser cultivada no sul da ilha.

A produção de Dário começou com cerca de 5 mil ostras, e seu rancho, que desde a década de 80 já era ponto de encontro de amigos e família, começou a despertar olhares de passantes. E foi em julho de 1997 que Zenita Luiza Gonçalves, também amante dos encontros à base da pesca, idealizou junto ao marido a abertura de um restaurante, ali mesmo, no rancho, o então nasceu o Ranho Açoriano. O sucesso foi lançado, e em apenas 8 meses o pequeno rancho já teve que ser ampliado!

Desde então, o Rancho Açoriano passou por diversas fases em sua história, foram algumas ampliações até a abertura de sua segunda casa em 2004, no bairro Coqueiros. De reforma em reforma, os restaurantes já somam muitos anos de operação, são 21 no Ribeirão da Ilha e 14 anos em Coqueiros, sempre com muito sabor, carinho e dedicação. Hoje, a produção da fazenda da família chega perto dos 2 milhões de ostras por safra, mas a demanda é tão grande que os restaurantes ainda precisam contar com a parceira de mais duas fazendas para atender o público.

O(s) Rancho(s) Açoriano(s) hoje são comandados pela família toda, Dário, Zenita e seus 3 filhos: Bruno Gonçalves, o chef; Luana Gonçalves, quem cuida da nutrição e administração; e Marcela Gonçalves, responsável pelo RH. Um time completo que cuida muito bem da história não só da família, mas também da nossa ilha!

Rancho Açoriano do Ribeirão

Nosso passeio de lancha saiu do Iate Club - Veleiros da Ilha costeando toda a baía sul até chegar ao Ribeirão da Ilha, passeamos entre as fazendas de ostras até desembarcarmos no restaurante. Como a maré estava baixa, tivemos que continuar o trajeto com a balsa do próprio restaurante, que possui o serviço de buscar os clientes nas lanchas ou até mesmo servi-los nas suas embarcações.

O restaurante possui a alma e a estética manézinha. A charmosa fachada voltada para a rua principal do bairro possui um conjunto de casas históricas em cores vibrantes, e para o mar, o restaurante se estende em um longo trapiche que avança sobre ele, com mobiliário simples e confortável que permitem um almoço integrado à paisagem.

E foi nesse trapiche que fomos recepcionados com um Menu Especial recheado pelas opções mais pedidas do cardápio. Experimentamos: de entrada, Polvo à moda Fofo – grelhado de polvo no azeite de oliva servido com pães; Ostras Gratinadas – receita super especial de família; e o Pastel de Camarão – com recheio de verdade!

Como pratos principais experimentamos: o Côngrio Rosa Grelhado da Casa – servido com camarão grelhado e alcaparras, arroz, pirão, salada e batata sauté; e não podia faltar ela.. a famosa Moqueca de Garoupa e Camarão – acompanhado com arroz, pirão, salada, farofa de dendê e batata frita. Para a sobremesa um delicioso Petit Gateau!

Sem palavras para toda a experiência que tivemos, todo o carinho da família, dos filhos do próprio Dário em nos receber, tornou o almoço ainda mais prazeroso! Todos os pratos estavam deliciosos, e a paisagem só contribuiu ainda mais para isso. Se é possível dar uma dica, não saia do Rancho Açoriano sem experimentar a Moqueca de Garoupa e sem finalizar a experiência com um Petit Gateau no ponto certo!

Agora próxima parada é conhecer a casa de Coqueiros, pois dizem que por lá, o sabor também é tão bom quanto! Vamos?

Rancho Açoriano

Coqueiros:

Rua Des. Pedro Silva, 3240

De quarta à segunda das 11h30 até 23h30

Ribeirão da Ilha:

Rod. Baldicero Filomeno, 5634

De quarta à segunda das 11h30 até 23h00


125 visualizações
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle