top of page
  • Aline, Julia e Natália

Sabor Perú


Gastronomia Peruana e Pisco Bar: uma viagem aos sabores peruanos!

Após um ano de sucesso do restaurante na Lagoa, a paulista e artista plástica Elaine Cristina Bispo e o marido, peruano e engenheiro civil, Bernardo Mayer escolheram o bairro de Coqueiros para abrir o segundo restaurante Sabor Perú. Com um ambiente maior, o novo restaurante mantém as características, cores e conceitos do primeiro estabelecimento. E claro, os sabores e pratos principais da gastronomia peruana, considerada uma das melhores do mundo, se destacam.

Após se aposentar como professora de artes plástica em São Paulo, o sonho de se mudar com o marido para a cidade de Florianópolis se tornou realidade. Porém, parar de trabalhar e se acomodar nunca estiveram nos planos. Elaine se dedicou a encontrar algo para investir e manter a mente funcionando, dentre cursos e viagens, surgiu a ideia de unir um desejo antigo do marido ao seu ímpeto de empreender, promover a conexão de dois países: Peru e Brasil.

Em 2015 o casal reformou uma edificação na Lagoa da Conceição para montar o primeiro restaurante da marca Sabor Perú. Elaine desenvolveu todas as ideias de decoração, cores, peças e adornos, vários detalhes que expressaram significados importantes da cultura peruana, e Bernardo se encarregou da obra. Em idas ao Peru para estudar e tornar mais precisa essa conexão, eles trouxeram além dos temperos e condimentos especiais da culinária peruana, muitas peças e verdadeiras relíquias dos mercados Incas do Peru. O cardápio da casa da Lagoa foi refinado pelo Chef Jorge Villalobos, que com seu capricho e criatividade, desenvolveu pratos típicos peruanos que se encaixassem ao público, demanda e ambiente de trabalho.

A abertura do segundo estabelecimento em outro bairro possibilitou um restaurante maior, com melhor estrutura para atendimento e ambientes de estar internos e externos. Aberto ao público há pouco mais de um mês, o Sabor Perú de Coqueiros já possui clientes recorrentes e movimento intenso nos finais de semana.

Na decoração, Elaine manteve as cores e estilo do primeiro restaurante, inseriu na área externa um grande painel com a imagem do Machu Picchu - o qual nos desloca imediatamente para as ruínas. O deck, na parte da frente do restaurante, compõe com a fachada e ganha vários lounges com cadeiras e mesas de diferentes formatos transformando-o em um ambiente dinâmico e flexível. Para o muro externo, Elaine convidou um grafiteiro para desenvolver uma releitura das Ruínas Huaca de La Luna.

No interior do restaurante, Elaine trouxe novas peças do Peru para aquecer a decoração. Inseriu uma iluminação mais baixa com pendentes coloridos e luz indireta, promovendo um ambiente aconchegante e intimista. Marcando a entrada e alguns pontos do interior, luminárias de PVC desenhadas à mão por um artista local trazem desenhos remetendo a cultura peruana. O novo restaurante ganhou um diferencial especial do primeiro, um Pisco Bar, uma bancada no interior do estabelecimento dedicado a construção de saborosos drinks feitos com a tradicional bebida Pisco, um destilado de uva que possui seus mistérios na história!

O cardápio enxuto ainda está em processo de construção e adaptação, na cozinha três cozinheiros peruanos desenvolvem os pratos. Por todo o salão os garçons hablam a língua nativa, o que nos faz sentirmos ainda mais fora de casa e rumo à viagem dos sabores peruanos. Os pratos mais pedido de ambas as casas são os Ceviches - com pelo menos cinco opções para escolher, e o Pulpo Anticuchero – um polvo inteiro na chapa com especiarias e acompanhamentos! Elaine ainda indica o Lomo Saltado e o prato Picantes de Camarones, tentador!!

Nossos pedidos foram uma deliciosa Causa de Camarón al Panko - massa prensada preparada com batatas também prensadas e condimentadas com pimenta amarela e limão, montada com camarão empanado em panko e molho tamarindo; Guiso de Quinua y Atún - quinoa “atalamada” cozida em tempero de cebola roxa e pimenta amarela, servido com um filé de atum acevichado! Acompanhados com o Drink especial Machu Picchu, um coquetel a base de pisco, suco de laranja, licor de romã e suco de manga, que possui um jeito todo especial para beber e apreciar todos os sabores de uma única vez! E para fechar com chave de ouro, nos deliciamos com uma das mais tradicionais sobremenas do país que é o Suspiro Limeño de Canela - doce de leite caseiro com gemas, aromatizado com canela e baunilha, coberto com merengue ao vinho porto - totalmente sem palavras!

Um restaurante que foi considerado pelo colunista do Estadão como o 2º segredo de Floripa não tem como não impressionar! Os saborosos pratos combinam com o ambiente criativo e único do restaurante que fazem um convite para voltar sempre e experimentar mais deleites. E por favor, não saia de lá sem experimentar o Suspiro Limeño, ótimo para dois, é o fechamento perfeito de um jantar peruano!

Jantar para dois R$ 120,00

SABOR PERÚ - Rua Desembargador Pedro Silva, 2568 - Coqueiros - Florianópolis, Santa Catarina

Unidade Coqueiros - Segundas, Quartas, Quintas, Sextas, Sábados e Domingos - 19h às 23h30

(48) 3879-5884

267 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page