• Aline, Julia e Natália

Forneria Catarina


Pizza, quem não gosta?! Uma das queridinhas da ilha é a Forneria Catarina. Com a casa repaginada e sabores cada vez mais exclusivos, ela faz jus à fama.

Há 14 anos os pais de Juliana e Marcos Christol abandonaram São Paulo para morar na bela e tranquila Florianópolis, não muito tempo depois, os irmãos seguiram o mesmo caminho. Formado em gastronomia e apaixonado pela cozinha, Marcos trabalhou nos bastidores de restaurantes em Florianópolis, São Paulo e até no exterior. Mas em 2007 junto de sua irmã passa a ser o protagonista de seu próprio negócio, trazendo para a ilha a tradição das pizzas paulistas.

A primeira unidade da Forneria se instalou em uma antiga casa residencial no Centro da cidade, onde permanece há 9 anos. O projeto de reforma na época foi concebido pelo arquiteto Robson Nascimento, que deixa em evidência a estrutura de madeira da cobertura e explora as aberturas em vidro, que se destacam tanto interna quanto externamente.

Buscando novas experiências, em 2011 os irmãos inauguraram no bairro Santa Mônica o Benvenuto Bar. Com uma proposta bem diferente da pizzaria, a casa funcionava quase que 24hrs por dia, servindo desde o almoço até a balada. Toda a reforma da casa de esquina foi idealizada e desenhada por Juliana, que mesmo com a formação em Hotelaria sempre foi antenada na área de arquitetura e decoração. Apesar do sucesso, 1 ano e meio depois, os irmãos resolvem transformar o bar e balada na segunda unidade da Forneria Catarina.

Recentemente a unidade do Centro passou por uma repaginada e nós fomos conferir! A responsável pela modernização do restaurante foi a arquiteta Luisa Grillo, que potencializou o espaço integrando todos os ambientes, transformando-os em um grande salão. A reforma deu ênfase para a iluminação e para a decoração mais contemporânea, tornando o restaurante mais aconchegante e atual.

A valorização e busca por novidades e atualizações não se restringem apenas ao espaço do restaurante. Marcos e Juliana prezam pela qualidade dos produtos e matérias-primas. E a busca de sabores perfeitos já geraram muitas histórias, uma delas foi a aquisição de uma máquina de sorvete!

Com espaço e custos promissores, ter um sorvete único, saboroso e produzido na própria cozinha virou missão do gastrônomo Marcos. Mas quem disse que sorvete é só leite, açúcar e amores? A procura do sorvete de creme perfeito se transformou em uma saga de erros e acertos e rendeu ao Marcos uma semana de boa história e muito, mas muito, cálculo! Foi necessário um curso em São Paulo específico para a função. Desgastante, mas o resultado não tem como decepcionar! O sorvete é bem cremoso e no ponto certo para acompanhar as sobremesas da Forneria.

O cardápio possui apenas produtos de boa qualidade e foi montado inspirado nos sabores paulistas e nas tradições italianas. Os Chefs José Mauro e Maciel estão na pizzaria desde o inicio e ajudam os irmãos a customizar e a criar novos sabores. Um ponto super a favor da Forneria Catarina é um cardápio exclusivo com opções SEM lactose, que traz o Pecorino Romano (que não possui lactose) e Mussarella sem lactose como opção para os intolerantes. BRAVO!

Com um novo design, o cardápio recém-lançado em ambas as casas traz na capa a aquarela da artista Jaque Lopes, com ilustrações dos principais ingredientes utilizados nas pizzas e inclusive uma receita ilustrada de Pesto de manjericão. São 42 sabores de pizzas que se diferenciam pela qualidade, muitas das opções são vegetarianas, e algumas novidades inspiradas nas pizzas italianas mais tradicionais.

Os sabores mais pedidos da casa são: Italianíssima – pizza tradicional italiana, Blumenau – com presunto alemão Blumenau, Rústica e a tradicional Caprese. As entradas e os drinks também chamam a atenção. Dentre as entradas, a que não podemos negar ser fãs há muito tempo é o Corniccione Al Pesto, feita com Pesto de Manjericão, Pinoli Italiano e Parmesão – uma delícia!

Para possuírem a qualidade que tanto apresentam, a procura de fornecedores é constante. Muito dos sabores da Forneria são obtidos por esse diferencial, dentre eles está a saborosa Mussarela de Búfala, que é trazida de São Paulo semanalmente por encomenda aérea para ser servida fresquinha. Outro item especial é a Mini Rúcula, produzida em São Pedro de Alcântara, em cultivo hidropônico por um agricultor pioneiro incentivado por Marcos.

Iniciamos a noite experimentando o sabor do frescor da Mussarela de Búfala, realmente deliciosa! Logo em seguida, no melhor do estilo Italiano, iniciamos um aperitivo a base do drink tradicional da Itália Aperol Spritz - espumante, Aperol, soda e fatias de laranja; e do novo e único Basel Mojito – rum Bacardi Carta Blanca, com manjericão, suco de limão e água tônica; teve também o Moscow Mule - vodka, gotas de Angostura, suco de limão e xarope de gengibre.

Para a entrada, nos permitimos experimentar a opção do mês da casa indicada por Marcos, o também saboroso Corniccione Trufado - creme de alcachofra, cogumelo Paris, Peccorino Romano e azeite trufado. Crocante e saboroso, ótimo para abrir o apetite!

Para a pizza também experimentamos as indicações da casa. Fomos com os sabores Paparazzi - molho de tomate, gorgonzola e calabresa artesanal levemente picante; pizza italiana Puglia - molho de tomate marcante, pouca Mussarela de Búfala, com uma combinação incrível e leve de Burrata, tomate cereja, Pinolis, pouca Mini Rúcula e lascas de azeitonas pretas; e a mais pedida, também no estilo italiana, a Italianíssima – molho de tomate, pouca Mussarela de Búfala fresca, pesto de manjericão, Peccorino Romano, presunto tipo Parma e pouca Mini Rúcula.

Ah, lembram da história do sorvete? Não podíamos sair de lá sem experimentá-lo! O fechamento da noite foi com a sobremesa Profiteroles - carolinas recheadas com sorvete de creme da casa e Calda de Nutella! Mamma Mia!

Nossa dica? Happy Hour com um drink e uma pizza quentinha da Forneria é certeiro para um dia daqueles! Seja em casa ou nos restaurantes, os sabores vão te impressionar. Não hesite em iniciar a noite com umas das entradas que citamos. E nas pizzas... a Italianíssima é imprescindível, experimente e deleite-se!

Jantar completo para três com drinks R$180,00

Forneria Catarina - Aberto diariamente 18hs-00h.

Unidade Centro - Rua Esteves Junior, 640 - Florianópolis

Reservas e Delivery: (48) 3333-0707

Unidade Santa Mônica - Avenida Madre Benvenuta, 1248 - Florianópolis

Reservas e Delivery: (48) 3236-0633

Faça seu pedido online - Em breve aplicativo próprio!

#Pizzaria #Drinks

252 visualizações
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle