top of page
  • Foto do escritorDeleite-se

Salve! Pizzaria

Atualizado: 15 de jan. de 2020


Quem já visitou a Itália, sabe como uma boa Pizza Napolitana conquista o coração (e estômago)! E quando você pode degustar uma pertinho de casa?

Milton Garcia, manezinho e bacharel em direito, sempre teve a gastronomia como sua paixão. Há cinco anos, iniciou os seus estudos no ramo com o desejo de abrir seu próprio negócio, foram anos de viagens, estudos e muitas degustações. Em suas pesquisas e networking, conversou diretamente com o presidente da AVPN – Associazione Verace Pizza Napoletana, com quem fez uma consultoria para dar início ao seu plano de negócios que inaugurou em junho deste ano (2019).


A AVPN é uma associação criada no anos 80 na Itália com o intuito de preservar e valorizar a tradição Napolitana pelo mundo afora. Foram criadas regras e diretrizes de produção para que pizzarias no mundo inteiro pudessem criar uma verdadeira pizza Napolitana seguindo os padrões da original, levando a identidade do sabor para onde quisessem. Dentre as diversas regras, as mais conhecidas e fácil de identificar são: massa com farinha tipo 00 com no mínimo 8 horas de fermentação, esticada a mão, com tomates selecionados, sendo o San Marzano o tipo mais indicado. Além disso as pizzas devem ter cerca de 35cm de diâmetro e sua borda deve ter de 1 a 2cm de espessura, e bem aerada. Milton buscou seguir todas as regras e obteve uma pizza com 24h de fermentação natural, com um diâmetro de 28 a 30cm, utilizando tomate importado de Napoli, Mozzarella de Búfala caseira e fresca, farinha tipo 00, com um forno especial.


Além da Pizza, a Salve! atrai por seu ambiente descontraído e contemporâneo, um ambiente urbano que foge dos padrões tradicionais das pizzarias italianas, permite você ficar à vontade para degustar e permanecer. A marca foi desenvolvida pelo designer Luiz Pegoraro, e o espaço é assinado pelo arquiteto Davi Prado, que trouxe diversas texturas para ambientar o restaurante. No piso, o uso da madeira aquece o ambiente e harmoniza com a rusticidade das paredes em reboco cimentado, enquanto a tijoleta Liverpool na bancada do bar contrasta com a parede descascada, o moderno e o bruto. A iluminação indireta por trilhos metálicos e as esquadrias pretas, trazem um pouco do estilo industrial para o espaço. Destaque para as artes que estão por todo o restaurante, assim como o Neon na fachada.

O cardápio possui alguns tipos de entradas e mais de 12 opções de pizzas napolitanas. Além de cocktails, chopes e cervejas, não poderia faltar vinho! Recentemente, foi adicionado ao cardápio salada, tábuas de frio e Stracciatella. Dentre as entradas mais pedidas na casa estão: a Mozzarella de Búfala Empanada – pequenas bolinhas de queijo empanadas e fritas servidas com molho e tomates; e o Rottolino de Linguiça Blumenau – espécie de rocambole com massa de pizza enrolada e recheada de linguiça Blumenau. Já das pizzas, as mais pedidas são a Burratina – molho de tomate, tomate cereja, prosciutto crudo, stracciatella de burrata e manjericão; e a tradicional Margherita!


A noite iniciou com a entrada Stracciatella acompanhada de taças de vinho, na sequência experimentamos os sabores: Lasagna – molho de tomate, mozzarela, ricota, salame, linguiça artesanal, manjericão e parmesão; Capricciosa – molho de tomate, parmesão, presunto cozido, funghi, alcachofra e mozzarella; e a famosa Burratina – deliciosa! Finalizamos a noite com as novas sobremesas – Bastontini a La Doce de Leite e Mini Bocconi, além da tradicional Panacota.

Não saia da Salve! sem experimentar a Pizza Burratina! Para quem gosta de dividir, experimente também a Capricciosa, e não vá embora sem um doce para deixar a noite mais completa!

Salve! Pizzaria

Travessa Harmônia, 45 – Centro

De terça, quarta e domingo das 19h até 23hrs

De quinta a sábado das 19h até 13h30


142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page