top of page
  • Aline, Julia, Natália

O Pátio Biergarten


O tradicional biergarten ganha uma linguagem mais contemporânea e traz para o sul da ilha um espaço descontraído e ousado.

A história desse lugar começou longe, mais precisamente em Pittsburgh. Marina Portasio, gastrônoma paulista, conheceu seu marido enquanto morava nos EUA, ela natural de São Paulo, e ele de San Juan, na Argentina. Quando voltaram para o Brasil decidiram morar no meio do caminho entre as duas cidades: em Florianópolis!

Após 5 anos morando no Campeche, o sonho e a paixão de ter seu próprio estabelecimento foram ficando mais fortes e viáveis. A vinda de seu pai com sua esposa, Camila Portasio, para a ilha foi o ponta pé final para a concretização dele. Juntas, Marina e Camila juntaram forças, ideias e experiências para dar vida ao projeto. Camilla, que trabalhou anos com hotelaria, também já havia iniciado estudos em gastronomia e chegou para agregar conhecimento e força de vontade para o novo empreendimento.

Em uma viagem para a Alemanha, Marina conheceu os famosos Biergarten’s e se apaixonou pela ideia de montar um no Campeche, mas não algo tradicional, uma releitura que pudesse trazer a cultura cervejeira e a culinária alemã a um espaço inserido na cultura mané. A ideia foi aprovada e foi dada a largada para a busca do lugar ideal.

A escolha foi permanecer no Campeche mas um pouco distante da praia e da avenida principal, que fosse um local onde não apenas os turistas gostariam de ir mas principalmente a população local se identificasse, tornando-os frequentadores. Acharam na Rua Vento Sul um espaço legal, mas com um desafio, como transformar um espaço fechado em um pátio de cerveja? Em um Biergarten?

Marina e Camila contrataram a arquiteta Betina Chede, do escritório BCh Arquitetos para ajudá-las nesse desafio. E a principal solicitação era que a arquiteta desenvolvesse um projeto arquitetônico que trouxesse as plantas e jardins para dentro do restaurante, criando um pátio bar descontraído, com uma forte relação interior e exterior. E foi assim que nasceu O Pátio Biergarten, as obras começaram em outubro para a casa ter sua inauguração no finalzinho de dezembro e começar 2017 com o pé direito.

A arquiteta criou dois ambientes distintos, um lounge externo e um salão temático alemão repensado para o nosso tempo. Ao entrar, um piso geométrico lhe guia para área externa do restaurante. Lá fora, o deck recebe sofás de pallets com mesas centrais, e algumas mesas altas distribuídas junto às floreiras. No centro, o charme está na bela jabuticabeira, com frutos a nascer.

No salão interno, o longo balcão foi revestido com tijoletas vermelhas e sobre ele pendentes de vidro iluminam a bancada com muito charme. Ao fundo, em primeiro plano, estão as torneiras que servem as cervejas artesanais geladíssimas. Na parede negra, as cervejas disponíveis da vez estão escritas com giz junto com outros destaques da casa. Ainda ao fundo, em segundo plano, um jardim vertical traz um pouco de frescor e natureza para o pátio. O uso de materiais brutos se destaca junto ao estilo industrial adotado, como: tijolos em cor natural, pintura imitando cimento queimado, mobiliário de madeira natural e ferro e eletrocalhas de alumínio distribuindo a iluminação. O lado bruto e industrial contrasta e compõe em harmonia com elementos mais sensíveis, como as delicadas flores que decoram as mesas e os lindos balanços no balcão. Nas prateleiras da vitrine, as sócias idealizam um pequeno empório, com venda de livros, cervejas e materiais do universo cervejeiro.

O cardápio foi montado por ambas as sócias com petiscos, sanduíches e pratos do dia, que estarão sendo servidos conforme se alinham o conjunto de fornecedores e produção. Um dos pratos mais elogiados e pedidos da casa é o Perai - queijo Perai frito e empanado, acompanhado de pão de fermentação própria e um coulis de cerveja Witbier. O queijo é fornecido pela Queijo com Sotaque, de Paulo Lopes, que sempre nos cabe diversos elogios. E nesse prato não seria diferente, realmente vale a fama!

Outro prato que experimentamos e é indicadíssimo pela casa é o Garten Wurst, que é composto por uma cesta de massa folhada recheada com dois salsichões grelhados e cebolas roxas caramelizadas na cerveja Porter. O prato ainda acompanha salada de batatas, folhas verdes e molho de mostarda e Witbier. Os embutidos são fornecidos pela charcutaria DoBhrunno, produzido com as tradicionais técnicas alemãs, no bairro da Palhoça. Todo o cuidado com os fornecedores, produção e finalização dos pratos é o que dão charme e diferencial na casa. Para melhorar ainda mais sua experiência, todos os pratos do cardápio contém na descrição sugestões de harmonização, muito legal para quem quer aprender mais e saborear da melhor maneira.

A casa oferece 10 torneiras de cerveja artesanais, que são alteradas conforme a demanda e fornecedores, os barris ficam em uma câmera fria e só passam pela temperatura ambiente quando saem da torneira para o copo. Essa estrutura permite que a cerveja não sofra com a variação de temperatura do ambiente e esteja sempre com o sabor ideal para servi-los! A casa ainda oferece 60 rótulos diferentes de tipos de cerveja, dentre elas Sweet Beer e Dumm. Aos amantes dos growlers, ao levar o seu, o preço por ml das cervejas ficam mais em conta para levar para casa (eles também vendem o growler caso você ainda não possua). Outro diferencial é que a casa procura servir as cervejas nos copos que são indicados para cada tipo de produção!

Nós acabamos experimentando todos os 10 on taps! Nos quais cada uma pegou a sua predileta, aceitando as sugestões da casa! Experimentamos o famoso Perail e o Garten Wurst, acompanhados de Cacau Ipa Bodebrown, Schornstein Weiss e Roleta Russa India Red Ale! Pedidos super assertivos, estava ótimo!

Não temos o que falar! A experiência foi deliciosa. O cardápio em expansão é criativo, e os pratos experimentados são saborosos, com destaque para o Perai! Seja amante ou não do mundo cervejeiro, o ambiente é incrível e a comida deliciosa, ótima opção pós praia nesse verão! Vá no HH e aproveite o upgrade, você compra uma cerveja pequena e leva uma grande!!

Happy Hour com petisco para dois: R$80,00 reais

O Pátio Biergarten - Rua Vento Sul, Loja 4 - Quartier Campeche, Florianópolis -SC

Na alta temporada aberto de Seg a Seg das17hr até 23h45hr

HH das 17h até 20h preço da pequena para cerveja grande

(48) 9182-6898

908 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page