top of page
  • Julia, Natália e Aline

Dibek, na Turquia


Conheça um dos esconderijos da Turquia, um restaurante tradicional que oferece comida turca caseira em uma construção de 475 anos!

Buscamos em nossos arquivos uma experiência gastronômica e cultural singular para compartilhar com vocês. Em 2013, uma de nossas integrantes (Julia) teve a oportunidade de conhecer o interior da Turquia e desfrutar um pouco dos encantos deste país.

Gorëme é uma cidade de apenas 2500 habitantes localizada na região histórica da Capadócia. Ela é palco de uma formação geológica única e muito expressiva, resultado de fenômenos vulcânicos e da erosão. A paisagem é composta por planícies lunares com formações rochosas de vários tamanhos, se assemelham a cogumelos e são conhecidos como “chaminés-de-fada”. Esta formação é fonte de inspiração para muitos, inclusive o desenho “Os Smurfs”. Diversas edificações como igrejas e residências foram escavadas nas rochas de tufo calcário há muitos anos, tornando a arquitetura do lugar um tanto singular e emocionante.

No meio desta curiosa paisagem encontra-se o Dibek, restaurante com comida caseira localizado em uma construção de 475 anos que mescla a rocha existente com as estruturas projetadas. O nome Dibek veio de um recipiente tradicional de pedra ou madeira, usado para mistura de carne, tomate, ervas e especiarias. Ao chegarmos fomos recebidas por um simpático turco que nos levou a nossa mesa, no chão com muitas almofadas e uma decoração típica, como se estivéssemos em uma caverna.

O ambiente tradicional ganha charme com a tapeçaria turca espalhada nos assentos, no piso e nas paredes. A madeira adiciona aconchego ao contrastar com a textura clara das pedras. E para completar o clima as louças típicas colorem a mesa e o olhar!

O cardápio era bem variado e os pratos mais populares eram o Manti (ravioli feito a mão, recheado com carne ou queijo coberto com iogurte e molho de tomate), Kurufasulve (feijão branco com carne seca e tomate em cerâmica cozido ao forno), Testi Kebabi (típico kebabi turco de frango, carne ou cogumelos) e para a sobremesa o Kayısı Tatlısı (damascos cozidos com melaço de uva). Fugindo dos populares, optamos pelo Mercimek Çorbası, sopa de lentilha acompanhada com legumes e pães caseiro e uma variada opção de temperos. Para acompanhar, pedimos o Elma Çayı, chá de maçã muito conhecido em toda Turquia.

Para os que adoram se deleitar em novas sensações, certamente recomendamos os sabores da Turquia. Lugar especial, onde muitos sentidos são aguçados tornando a experiência única e marcante!

Dibek Tradicional Cook, Gorëme - Turkey

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page