top of page
  • Aline, Julia e Natália

SUNSET BREW


Uma viagem, um pôr do sol, uma história e muita inspiração deram o start para uma das mais presentes cervejarias do Estado: a Sunset Brew!

Foi em 2014 que a família Petry (e agregados) teve uma experiência que marcou o início de um novo caminho. Durante um safari na África do Sul os futuros sócios foram inspirados por uma história contada a eles ao pôr do sol. A história protagonizada por um rinoceronte alfa, de grande importância para a reserva pelo seu comportamento amigável, relata sua morte durante uma luta pelo território com um rinoceronte bem mais jovem e hostil, o que fez com que a manada se dispersasse. Apesar da tristeza e revolta dos colaboradores da reserva, dias após o fato se depararam com a imagem do novo líder posicionado contra o pôr do sol, se emocionaram pela beleza da imagem percebendo a importância do ciclo da natureza, e começando assim a admirar o novo alfa, nomeado de Sunset.

A emoção da história, cercada pela energia de uma fogueira e da companhia de boas cervejas, fez o quarteto decidir resgatar uma ideia já antiga de implantar uma cervejaria artesanal no Brasil, com o objetivo de colocar seus ideais em prática e realizar seus sonhos. Em 2015, surge oficialmente a Cervejaria Sunset Brew!

Os quatro sócios Carlos Petry, seus filhos Eduardo Petry e Giovana Petry e o sul africano Sheldon Cole, marido de Giovana, escolhem Tijucas como o berço da cervejaria. A cidade foi escolhida a dedo por sua localização estratégica e pela logística, já que está entre dois grandes polos consumidores de cerveja artesanal – Florianópolis e Blumenau. Após todos os estudos de localização e com a ajuda do experiente mestre cervejeiro James Jimenez, 1500m² foram construídos para atender a demanda e o sonho cervejeiro, e assim, no final de 2016 a Cervejaria iniciou suas vendas no Brasil.

Todos os seis rótulos fabricados mantém a inspiração africana, e trazem no nome referências aos animais da região que sofrem algum tipo de ameaça. Como a premiada Madame Tatá, – uma Modern Saison com prata no Concurso Brasileiro de Cervejeiros em 2017 e com dois outros ouros no Word Beer Awards de 2017, sendo a melhor Saison do mundo – que é uma homenagem a uma lendária tartaruga gigante, que sofre sério risco de extinção.

Além de toda a inspiração, os sócios resolveram ir além e transformar a conexão Brasil/África do Sul ainda mais real e intensa, com uma parceria internacional inédita entre duas cervejarias. A Sunset Brew e a Darling Brew, maior cervejaria sul-africana, trocaram receitas e fecharam um acordo de produção em seus países, possibilitando experiências exclusivas para os clientes de ambas, um verdadeiro intercâmbio de sabores!!

E é por isso que a receita da Double Ipa produzida pela Sunset – a War Lord Darling Brew – recebe a bandeira da África do Sul, uma receita de lá reproduzida aqui na fábrica da Sunset. Hoje, a fábrica possui capacidade para a produção de 30 mil litros por mês, e por isso, sazonalmente eles também fabricam cervejas especiais com lote limitado para diversificar e trazer novos sabores. A novidade do momento é a recém-lançada Red Flower, uma witbier com hibisco. Já deu pra imaginar a leveza e o frescor?

Na produção, todo o cuidado e atenção são revertidos para os sabores e aromas das cervejas, visitando a fábrica é perceptível essa dedicação em todos os processos. Um dos ingredientes mais importantes – o lúpulo – é conservado em câmera fria em temperaturas baixas e manipulado o mínimo possível para preservar todas suas propriedades, e promove a melhor qualidade às cervejas. As fermentadoras possuem uma característica curiosa, são nomeadas com os nomes de seus sócios e familiares, demonstrando esse carinho e cuidado com toda a cervejaria e suas relações. Além disso, toda a fábrica possui cuidados extremos com a produção de resíduos, possuindo área para tratamento de água e esgoto, e até os resíduos sólidos, como descarte de malte, são levados para uma fazenda onde são utilizados como alimento para animais ou adubo.

Os procedimentos de fabricação são similares aos que já mostramos de outras cervejarias, com sala de armazenagem de maltes, câmera fria para o lúpulo, sala de moagem, cozinha com quatro panelas, fermentadoras, área de limpeza de barris, engarrafamento e rotulação. Junto à fábrica, a casa ainda possui um Bar para degustações, compras de cervejas engarrafadas, recarga de growlers, e permite agendamento de visitas para conhecer as instalações.

A marca, inspirada na história africana, com a presença do amarelo do pôr do sol e do tão inspirador rinoceronte Sunset em preto, também é destaque nos diferenciados barris amarelos, que são facilmente reconhecidos em qualquer lugar pelos amantes da cerveja artesanal – e detalhe, são pintados por eles mesmos!

A Cervejaria, apesar de nova e focada em Santa Catarina, já possui distribuição para cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Esse crescimento já demonstra os objetivos futuros do quarteto, que pretende ampliar, ainda esse ano, três vezes mais a produção. No Festival da Cerveja, que aconteceu nesse mês de março em Blumenau, eles já demonstraram o vigor com que estão os trabalhos, apresentaram aos jurados sua nova Imperial Porter, que ganhou medalha de bronze, a quarta medalhista na cervejaria. Sucesso!

De grandes apaixonados por cerveja à produção da melhor Saison do mundo! Se alguém tem dúvidas de Santa Catarina quanto potência cervejeira, a Sunset Brew veio pra provar que a qualidade e paixão estão sim aliados a produção das melhores cervejas mundiais. Vida longa a Sunset Brew! E claro, não deixem de conhecer a Madame Tatá! SAÚDE.

Sunset Brew

R. Cel Conceição, 1872, Tijucas – SC – Marginal da BR 101.

Visitação a Cervejaria é mediante agendamento prévio de 48 horas.

Terça 10h até 19h.

Quarta e quinta 10h até 20h.

Sexta 10 às 21h.

Sábado 14h as 18h.

173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page