top of page
  • Julia, Natália e Aline

CURITIBA E OS MERCADOS GASTRONÔMICOS


Quando se trata de estilo de vida e comportamento social o compartilhamento tem sido não apenas uma tendência, mas está cada vez mais incorporada no dia a dia das pessoas.

E na gastronomia não poderia ser diferente!

Os espaços destinados à gastronomia e ao lazer ganharam nos últimos anos um novo perfil, os parques, os mercados, os centros gastronômicos agora possuem uma estrutura única, compartilhada, que atendem a diversos estabelecimentos diferentes. Concentrar opções gastronômicas em um único lugar, compartilhar mesas e cadeiras, vivenciar diversos sabores, diversificar, são estes alguns dos conceitos mais praticados nestes novos empreendimentos. Nós fomos até capital vizinha – Curitiba – para conhecer alguns espaços ícones deste novo modelo de negócio que estão cada vez mais fortes e conhecidos!

Mercado Sal

Inaugurado há um pouco mais de um mês, o Mercado Sal — projeto de Mauro Gaziri e do escritório Buzzi & Silva Arquitetos Associados — traz um complexo com mais de 40 restaurantes em um terreno de 9.400m²! Todos eles são locados em containers e distribuídos em duas grandes praças de alimentação, uma sob um galpão industrial e outra ao ar livre, com coberturas de arquitetura contemporânea e um urbanismo de dar “água na boca”!

No galpão, os restaurantes são periféricos, e todos se voltam para uma grande praça de alimentação, com mesas altas e baixas compartilhadas que circundam um palco ao centro do espaço. Com estilo industrial, o espaço é despojado e atende todos os gostos e paladares. Perfeito para encontros em família ou aquele happy hour entre amigos!

Na área externa, os restaurantes também periféricos, formam ambientes de estar ao ar livre, com espelhos d’água e áreas cobertas. O bar central composto por dois containers se divide entre drinks e cervejas artesanais — uma completa Tap Room com os melhores chopes do Estado do Paraná e região. Alguns containers possuem mezaninos, tanto na área interna quanto na externa, além de criarem "mirantes" com vistas bem interessantes do complexo todo eles permitem aumentar a capacidade do local, que pode atender até 1.000 clientes sentados! O Mercado ainda não está 100% pronto, a segunda etapa promete a construção de um anfiteatro para receber cinema ao ar livre.

Um espaço como esse promete! E a maior promessa deles é o “Curta a Vida a Gosto!”. E se a ideia é aproveitar como você quer, as mais de 40 opções de gastronomia trazem desde a cozinha oriental à árabe, da inglesa à indiana, do chope ao vinho - diversificar e compartilhar é imprescindível! E nós, é claro, tivemos que experimentar! Fomos de Mojito do Sunset Time e de Apa Way da Gasso Tap Co – os dois bares centrais do Mercado Sal, com diversas taps de cervejarias locais e com um esquema de valor calção para você aproveitar o seu chope em copo ou jarra de vidro por todo o Mercado. Experimentamos também o tradicional Fish and Chips inglês da Sirena, e um prato delicioso de Nhoque de Bacon da Bonna Gourmet!

R. Itacolomi, 1515 - Portão, Curitiba

Mercadoteca

Com dois anos de história, o sucesso da Mercadoteca permitiu que os investidores trouxessem para Florianópolis a segunda casa da marca, que acaba de abrir as portas! Certamente não podíamos deixar de conhecê-la.

A Mercadoteca traz como lema aproximar as pessoas. Um espaço que permite vivenciar todas as diferentes formas de gastronomia, desde o café da manhã até o happy hour, da compra do insumo ao degustar na bancada do bar. O galpão principal traz diversas lojas e restaurantes que se comunicam como os antigos mercados de bairro, ou também como os tradicionais mercados da Espanha e Portugal, espaços pequenos, porém cheios de diversidade, aromas e paladares. Em um segundo ambiente, uma grande praça compartilhada se encontra com um espaço infantil, e permite a vivência da família em um lugar tranquilo e seguro.

O projeto foi desenvolvido pelo Arquiteto Giovani Bonetti, do Escritório Marchetti Bonetti, aqui de Florianópolis, em cima de um antigo imóvel no terreno, ele trouxe a partir do vidro, aço e madeira, uma linguagem contemporânea para o galpão, priorizando o aproveitamento da luz natural, a integração do mercado com o bairro e a permanência da natureza do terreno. O projeto permite a fácil circulação e visualização do mercado pelo cliente, mas de uma maneira descontraída e elegante, onde se possa fazer compras, mas também desfrutar os momentos de lazer.

Com uma gastronomia também diversificada, nós experimentamos as Tapas Espanholas da Olivença Tapas Bar – “hongos salteados”, “bacalao com queso brie” e “gambas salteados”. Experimentamos também as pizzas Gioia – mozzarella de búfala com tomate seco e Calabresa, onde você pede o seu pedaço do tamanho que quiser e paga pelo peso. Ah! E claro, pra refrescar, finalizamos com o delicioso gelato italiano da Gelataio!

R. Paulo Gorski, 1309 - Mossunguê, Curitiba

STREET 444

Com um conceito ainda mais contemporâneo, o Street 444 traz o espaço compartilhado sem barreiras! Todos os espaços em um único lugar, “All in One”, sem parede e sem barreiras que separam cada empreendimento, a única distinção ocorre pela indicação da logo, e por caixas independentes. Todos com uma linguagem similar e mais underground, com a única regra em que nenhum pode vender o que o outro comercializa e, assim, o espaço ganha vez para a pluralidade e variedade.

Inaugurado em julho, o Street 444 trouxe para o bairro Batel de Curitiba um espaço voltado para os motociclistas e apreciadores do rock, inclusive na linguagem arquitetônica, tendo serviços como lavação de motos, barbearia e estúdio de tatuagem, além é claro, de cervejaria, hamburgueria, wine bar, drink bar, um restaurante de pratos internacionais e um palco para shows. Como na Mercadoteca e no Mercado Sal, o pátio interno é composto com mesas compartilhadas e mesas únicas que servem para os clientes de todos os empreendimentos, não há garçons, e por isso todos os pedidos são retirados em cada balcão independente.

O espaço foi criado por seis sócios, que separaram os ambientes e abriram 8 serviços diferentes: o Bar Gorillas com uma carta de drinks que segundo eles promete dar um "tapa na cara" dos Happy Hours sem graça, o Enjoy Eating Well com pratos diferenciados, a Cervejaria Bodebrown com sistema automatizado onde é o cliente que se serve diretamente das chopeiras, a Hamburgueria My Way bem no estilo food truck, a Lavação Milwaukee Cycles para permitir que o cliente aproveite o espaço deixando sua moto bem cuidada, a barbearia Grilo Gringo e a Stil Tatoo.

Alameda Pres. Taunay, 444 - Batel, Curitiba

1.642 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page