top of page
  • Aline, Julia e Natália

Oktoberfest Blumenau


A maior festa alemã no Brasil

Nesse final de semana fomos conferir as principais atrações da 32ª Oktoberfest de Blumenau em Santa Catarina. Aproveitamos o dia no pavilhão para experimentar pratos típicos e degustar a variedade de cervejas artesanais. De bônus acompanhamos o animado desfile oficial no centro da cidade!

O evento catarinense é inspirado na típica festa alemã criada em Munique em meados de 1800, festa que chega a reunir até 10 milhões de festeiros por dia! Aqui no Brasil, a Oktoberfest Blumenauense teve sua primeira edição em 1984 e a cada ano vem atraindo mais turistas do país inteiro. Já houve edições com público superior a 1 milhão de pessoas! São 19 dias de festa, unindo o folclore e a tradição à gastronomia típica alemã. Tudo isso acompanhado de muito chope e música animada.

A festa ocorre no complexo de eventos Vila Germânica, que reúne os traços da arquitetura alemã através das casas em enxaimel – onde se encontram lojas e restaurantes tradicionais – e dos grandes pavilhões industriais – que acomodam grandes públicos. Esse ano o complexo conta com uma novidade, a inauguração do 4º pavilhão! Nomeado Eisenbahn Biergarten, o pavilhão tem o projeto original assinado pela Ark Arquitetura, mas sofreu algumas alterações pela engenharia da Brasil Kirin, responsável pela obra.

O novo setor possui aproximadamente 4 mil m² e foi criado para dar suporte à festa e abrigar um novo restaurante que ficará aberto o ano inteiro. Dentro de sua estrutura está localizado um palco modular e toda infraestrutura necessária para tornar o ambiente versátil para qualquer evento. No pavimento superior o restaurante ocupa uma área capaz de atender até 250 pessoas.

A linguagem utilizada no edifício remete à arquitetura fabril da Alemanha, com a estrutura de vigas e pilares aparentes e o uso dos materiais com suas texturas originais. Mesmo com uma abordagem diferente dos demais pavilhões a inserção ao complexo foi positiva e contribuiu para a melhor distribuição de funções e ambientes de toda a Vila Germânica.

A festa é democrática, das 11h até a madrugada há atividades para todas as idades. Shows, brincadeiras para crianças, jogos de adultos, exposição dos carros e motos do desfile, lojas de artesanato e produtos típicos da cultura alemã... E para completar o clima, para onde olhamos há sempre muitas pessoas animadas e vestidas com os trajes tradicionais!

O cardápio dentro da festa é variadíssimo, há comidas rápidas, mas também restaurantes com pratos à la carte ou buffet livre. Experimentamos: batata recheada (teve recheada com tomate seco e rúcula, de strogonoff de frango e ainda a original linguiça Blumenau), Bratwurst (salsicha de origem alemã com diferentes tipos de carne), batata frita palito com bacon, bolinho de aipim com linguiça Blumenau, Eisbein (joelho de porco) com purê de batata e chucrute, Hackepeter, Apfelstrudel (famosa torta de maçã alemã) e Bretzel doce. Calma! Nós não erámos apenas três dessa vez!

E para quem gosta de chope, não tem como não aproveitar a Oktoberfest! Esse ano a cervejaria oficial é a Eisenbahn, oferecendo seis tipos de chopes, os nossos preferidos foram Strong Gold Ale, Dunkel e Weizenbier. Também há as cervejarias Baden Baden, Schin, Bierland, Container, Das Bier e Wunder Bier, além da Cerveja Blumenau.

Também experimentamos e aprovamos: English IPA da Container, Vienna, IPA e Weizen da Bierland e a Scoth Strong Ale da Das Bier. Nos pavilhões, todos os chopes são servidos em copos com 400ml, e os preços variam de 6 a 8 reais (com exceção da Scoth da Das Bier – R$16,00).

Para finalizar nossa visita, não podíamos deixar de assistir o desfile oficial, que acontece todas as quartas e sábados no centro da cidade. São diversos grupos folclóricos que trazem seus trajes únicos, com danças e músicas que alegram a cidade. Há distribuição de chope para quem assiste para aumentar o entusiasmo do público e começar o esquenta para a festa noturna no pavilhão.

Você ainda pode aproveitar a festa até o dia 25 de outubro! Há ingressos no site oficial para vendas antecipadas ou você também pode aproveitar os horários de entrada gratuita. O último desfile ocorre no sábado, dia 24, às 16 horas. Não há dica maior do que: vá! São diversos sabores, cervejas, músicas e shows para se deleitar!

Parque Vila Germânica - Rua Alberto Stein, 199 - Velha, Blumenau - SC (47) 3381-7700

215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page