top of page
  • Aline, Julia e Natália

Vie Vin - Vinho & Cultura


Vinho & Cultura no conforto de casa. Essa é a essência do Vie Vin!

Com música boa e pratos deliciosos, o clima se completa com as incríveis companhias.

- Amor, vamos largar tudo e abrir um bar?

Cansados da ponte aérea Rio - São Paulo, Guilherme Caldeira e Silvia Lima, procuravam mudar de vida quando decidiram abrir um bar. Mas aonde? “Florianópolis, porque não?” Viram na carismática e já amada cidade de Florianópolis a oportunidade de abrir algo seu. Profissionais do ramo de publicidade e marketing, o casal abandonou a rotina de escritório e se arriscou ao empreender em outro ramo. Em dezembro de 2014 fizeram as malas e se mudaram para a capital catarinense com uma meta: abrir seu próprio negócio até junho de 2015.

A ideia do casal era construir um espaço que atendesse seus requisitos ideais de um lugar para sair à noite. Foram 4 meses de estudo e obra para transformar a sala comercial do bairro Santa Mônica no bar de vinhos Vie Vin. Inaugurado ao público no dia 16 de junho de 2015, Guilherme e Silvia atingiram sua meta e comemoram este mês 1 ano de sucesso.

O conceito central do ambiente é reproduzir a sala de estar da sua própria casa, criar uma atmosfera informal em que os padrões de um restaurante fossem quebrados. Os clientes devem se sentir acolhidos como se estivessem na casa de amigos. O nome Vie Vin surgiu como um trocadilho perfeito para a ocasião. Em francês, Vie significa vida e Vin, vinho. A fonética da composição das palavras nos remete a expressão “Bon Vivant”, que traduz um pouco desses conceitos buscados pelo casal, é o “saber amar os prazeres da vida”.

O ambiente amplo pode ser divido em três partes, salas de estar, bar e mezanino. No piso inferior, os lounges formados por sofás e poltronas antigas reproduzem as salas de estar. Ao fundo, o bar e cozinha possuem o conceito aberto e ganham destaque com a parede revestida de ladrilhos hidráulicos. No mezanino, mesas mais tradicionais proporcionam mais privacidade para os clientes.

Na decoração, 90% dos móveis soltos são peças de antiquários ou “achados” que foram reformados e recuperados para trazer aconchego e personalidade aos ambientes. Mesas com marcas de copos, poltronas com mais de 50 anos de idade e algumas peças produzidas por artesãos da ilha traduzem o trabalho de garimpo e criação do casal para montar o Vie Vin.

As paredes escuras e a iluminação indireta trazem intimidade e um clima gostoso. Tapetes orientais estão por todo o bar e “vestem” o piso com muito estilo. O próprio vinho é objeto decorativo, em vários espaços é possível ver rolhas e garrafas com diferentes usos fazendo parte da decoração.

A Chef Rejane Werlang participou do primeiro Menu da casa como consultora do casal e desde Janeiro desse ano comanda a cozinha do Vie Vin. Juntos criaram um Menu sem regra, onde as porções são servidas para serem consumidas sem o uso de facas, cujo objetivo é facilitar o consumo nos ambientes de estar. No estilo “comida de casa”, o menu é rotativo, possuindo de 8 a 10 opções por dia, com novidades e criações feitas com os ingredientes sazonais da época.

Além da arquitetura e decoração, a casa busca traduzir o conceito de “bem-estar” com seu atendimento informal. O Menu e a carta de vinhos são apresentados em quadros negros escritos à mão, eles são deslocados pelo bar conforme a necessidade e solicitação dos clientes. A carta de vinhos formal existe, mas é evitada para estimular a comunicação, fazendo com que os atendentes possam conhecer mais seus clientes e recomendá-los os vinhos certos.

Hoje a carta de vinhos possui cerca de 80 rótulos de 17 países diferentes. Esse ano o Vie Vin está ampliando seus fornecedores e adquirindo novos rótulos, quase que exclusivos. Os vinhos são comercializados por garradas, mas todos os dias são disponibilizados um ou dois rótulos para serem servidos em taças.

O Vie Vin não procura rotatividade em seus clientes, ele busca a permanência dos amantes de vinhos e apreciadores de bom papo. O objetivo de Guilherme é um dia conseguir chamar todos os seus clientes por seus nomes e apelidos, e assim, poder dizer que seus amigos estão em casa!

Apesar do Menu rotativo, há dois pratos na casa que não podem sair dos olhos dos clientes mais assíduos! Trocam-se os recheios, mas não a essência desses dois favoritos. São eles: o Satay de Mignon e o Crepe de Ziban. Tínhamos de provar os dois!

O Satay de Mignon foi a surpresa da noite, confessamos que pedimos às escuras, sem ao menos imaginar o que viria, os aromas vindos da cozinha para o mezanino já denunciavam que o que nós provaríamos não deixaria dúvidas sobre o porquê é um dos pratos mais degustados. O Satay de Mignon é uma deliciosa polenta cremosa com fatias de mignon cobertas por um molho de shoyu, melado, laranja, creme de amendoim e especiarias – divino! E o Crepe Ziban recheado com queijo especial e presunto parma – a massa é amanteigada e semi folheada, deliciosa e única. Para acompanhar, uma taça do vinho tinto argentino Argento Bonarda, de Mendoza 2014.

Esse ano a casa ainda trará muitas novidades para os amantes do bom vinho! Não perca a oportunidade de conhecer esse lugar especial! Seja um “Bom Vie Vin”, e aprecie o bom vinho, a boa música e os sabores da gastronomia no aconchego de casa. Peça uma taça, apresente-se, e faça do Vie Vin o estar de casa com os amigos! Afinal, o Gui e a Sil, já podem nos chamar pelos apelidos, então porque não se juntar a nós? Esta semana a dica da Chef é o especial Confit de Pato servido com purê de maçã verde! Deleite-se!

Jantar para dois com garrada de vinho R$130,00.

Av. Madre Benvenuta, 1157. Santa Mônica. - Florianópolis

De Terça a Sábado 18h - 01h.

(48) 9159-1144

contato@vievin.com.br

P.S. A casa trabalha também com reservas e eventos privados.


272 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page