top of page
  • Aline, Julia e Natália

Deleite-se em São Paulo, PARTE 1: Mostra Casa Cor, Expolux e Mostra Artefacto


Perdeu?! Nós registramos pra você!

Se há algo que nos inspira é admirar! Da observação surgem ideias, críticas, estudos e crescimento. Nossa ida a São Paulo teve dois momentos que almejávamos expor para vocês: os restaurantes que saboreamos e as Mostras de arquitetura e decoração que visitamos! Neste post selecionamos o melhor das mostras na nossa temática predileta: arquitetura gastronômica. Várias cozinhas com layouts, propostas e estilos diferentes para você se inspirar e admirar. Mas antes.. um pouco de LUZ.

Nossa primeira parada em São Paulo foi na Expolux – Feira Internacional da Indústria da Iluminação, na sua 15ª edição, com 27 anos de história, a feira é o principal encontro de iluminação da América Latina. É uma bienal que apresenta as novas tecnologias do ramo, produtos e tendências que encantam lojistas, arquitetos e visitantes. Dentre os mais de 400 expositores, nosso foco foi conhecer as novas tecnologias das empresas de LED e tendências de pendentes e luminárias.

O LED, sempre evoluindo e cada vez mais próximo dos efeitos das lâmpadas convencionais, mostrou toda sua versatilidade e tecnologia nas lâmpadas e fitas. A Brilia e a Stella trouxeram muitas novidades nessa área e nos surpreenderam com as fitas de LED e lâmpadas de filamento de LED. Das peças decorativas, as que se destacaram para nós foram as compostas de ferro e aço nas cores preta, cobre e dourado. Peças contemporâneas que podem ser utilizadas em ambientes comerciais, como restaurantes e cafés, ou em ambientes residências, dando bastante estilo para uma mesa de jantar ou espaço gourmet.

Achamos algumas peças que a criatividade foi além e a interação com o usuário nos surpreendeu. Foi o caso dos pendentes de lousa preta da Toptrade Iluminação. Criativo, não?

Nossas próximas paradas foram as Mostras que comemoram os 40 anos dos mobiliários da marca brasileira Artefacto. Este ano, além da tradicional Mostra Artefacto da Haddock Lobo, a marca investiu pesado na Mostra Beach&Country. Com a assinatura de grandes nomes de Arquitetos, Paisagistas e Designers, as Mostras trazem ambientes que inspiram e instigam com as peças de lançamento da coleção de 2016. Impossível não querer morar lá dentro.

O Loft Nova York assinado por Dado Castello Branco traz o conceito e essência da grande metrópole. Com espaços amplos e ambientes integrados é o mobiliário que identifica a função e identidade de cada área. Na cozinha, Dado utiliza apenas duas cores, o branco e o cinza – esse em três tons diferentes. O layout linear com bancada ilha possui clareza de funções e um mobiliário bem limpo. A iluminação com fitas de LED de sobrepor marca e destaca a linearidade do projeto. Os eletros da Viking Range complementam a proposta com tecnologia de ponta.

A House 888 de Christina Hamoui esbanja luxo, funcionalidade e bom gosto. Com o tema Hong Kong, Christina prioriza o uso de bases neutras com materiais nobres. Sóbria e luxuosa, a casa traz o mobiliário escuro com diversas texturas contrastando com o forro e piso claros. A cozinha explora a ilha de uma forma totalmente diferente da anterior, permite a livre circulação e um melhor aproveitamento da bancada de trabalho. O ambiente amplo traz marcenaria da Kitchens e usa e abusa do vidro, refletente e acidato. A TV embutida traz comodidade, conforto e tecnologia para quem gosta de passar bons momentos cozinhando.

Para finalizar nossa viagem com chave de ouro, fechamos com os 30 anos da Casa Cor São Paulo e seus 70 ambientes! Selecionamos 8 cozinhas/bares de se deleitar, com certeza você vai se identificar com alguma!

Living da praia – David Bastos

O Arquiteto David Bastos traz em seu living da praia frescor, delicadeza e praticidade. O que são esses tons pastéis?! David espalha o branco e os tons suaves de rosa e azul por todo o ambiente. No bar, as bancada de inox e adegas da Elettromec trazem o toque contemporâneo e industrial para completar o ambiente. O revestimento cerâmico rosa claro foi uma aposta ousada e ficou lindo!

Cinema em casa – Bruno Gap

A sala de cinema é chamada pelo arquiteto de sala do entretenimento, ele reúne em um mesmo espaço todas as funções necessárias para desfrutar o momento com os amigos. Com iluminação direta e indireta, o arquiteto ressalta a fina prateleira com os objetos espelhados. O material destaque é o Neolith, que reveste as paredes e forro desse cantinho que possui os utensílios chaves para aproveitar um cinema em casa.

Loft do Campo – Paola Ribeiro

Este ambiente foi capa de revista!! Não foi a toa que o Loft do Campo teve destaque na mídia. O brutalismo do concreto aparente do teto e a textura da parede sem tratamento conversam com a delicadeza da decoração e dos detalhes de mobiliário. A cozinha linear é super funcional e se destaca pelo uso do verde escuro da marcenaria. A madeira aquece o ambiente enquanto os objetos e mobiliário solto dão o ar de campo que a projetista conceituou para o projeto.

Cozinha Essencial – Marilia Pellegrini

O minimalismo e funcionalidade do ambiente de Marília Pellegrini se destacaram. A bancada foi projetada como um grande nicho e a cor branca fez com que ela se sobressaísse de todo o mobiliário em madeira de cor natural. As portas e gavetas com sistema fecho toque auxiliam na limpeza visual da cozinha. Um nicho funcional com os equipamentos do dia a dia pode ficar totalmente camuflado na marcenaria deixando o ambiente bem limpo e clean. Os eletros da Gorenje encaixam no projeto dando ainda mais personalidade para o ambiente.

Unidade Shoji – Yamagata Arquitetura

O escritório composto por Paloma Yagamata, Aldi Flosi e Bruno Rangel, se preocupou em desenvolver o projeto conceituado na cultura nipônica. Os tons neutros se destacam em todos os ambientes da unidade. A cozinha utiliza o tom de madeira natural em todo o mobiliário, destacando o nicho da bancada em inox escovado. O rodapia também em inox se destaca pela versatilidade e praticidade dos acessórios que podem mudar de lugar com facilidade.

Experiência Ornare – João Armentano

Integração é a premissa! A atualidade pede funcionalidade, aconchego e a procura por espaços cada vez mais amplos, modernos e integrados. João Armentano aplica isso no conceito de seu projeto. A bancada em ilha no centro da cozinha denota a funcionalidade aplicada ao espaço. Nas cores cinza e madeira escura, ele também traz a iluminação indireta com as fitas de LED nas prateleiras de vidro. Em todo perímetro do ambiente, armários e geladeira se camuflam no que parece ser um grande painel.

Casa com Garagem Renault – Ana Maria Vieira Santos

Foco na cozinha! Funcional e prática, com layout em “U” a cozinha utiliza a bancada como divisor de ambientes e protagonista. Enquanto os eletros da Elettromec dão modernidade para a cozinha, os objetos de decoração e banquetas de madeira dão um toque de rusticidade.

Espaço Deca – Marina Linhares

A cozinha de Marina Linhares possui um ar mágico com a iluminação delicada com pendentes de vidro. As portas com lambris de madeira aquecem o ambiente e o padrão chevron utilizado na cerâmica na parede da bancada se destaca. A cuba saliente é tendência e se sobressai na bancada cinza. A estrutura metálica preta suspensa ganha nichos decorativos na mesma madeira das portas e dão um charme a mais.

Gostou? Se inspirou?? A Expolux e a Casa Cor deste ano já acabaram, mas ainda dá tempo de visitar as Mostras da Artefacto. Não perca!

Artefacto: Rua Haddock Lobo, 1.405 – Beach & Country: Avenida Brasil, 1.823 | São Paulo


187 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page