• Aline, Julia, Natália

LOHN BIER


Do pé da serra catarinense ao mundo cervejeiro!

Cerveja: com certeza uma paixão brasileira! De alguns anos para cá a cultura cervejeira tem ganhado força em nosso Estado, os micro e médio produtores e principalmente empreendedores da indústria cervejeira conseguiram disseminar com louvor o sabor singular da cerveja artesanal! Tivemos a oportunidade e incrível experiência de conhecer a Lohn Bier, localizada em Lauro Müller, um empreendimento familiar, que com dois anos e meio de história, já esteve no pódio de algumas competições de cervejas artesanais no Brasil e no mundo!

A família Lohn sempre empreendeu, está na história de vida do empresário Francisco Felisbino, e de seus três filhos - Tatiani,, Eduardo e Ricardo Felisbino -, porém em 2013, idealizaram um sonho que mudaria todo rumo dos seus negócios. A família vendeu todo o investimento do ramo avicultor para sediar uma das paixões do marido de Tatiani: Richard Brighenti - cervejeiro e sommelier de cerveja. Foram 18 meses de desenvolvimento da nova empresa, dentre plano de negócios, construção e certificação da cerveja. E em outubro de 2014, deu-se início a venda das Cervejas Lohn.

A marca Lohn Bier cultua o carinho pela região que sedia, o brasão da família se entrelaça no desenho da serra do tabuleiro que é vista das janelas da fábrica. Com uma extensão de 2.000m², a fábrica tem capacidade para a produção de 150 mil litros de cerveja por mês, e em apenas dois anos e meio de história a fábrica já está com a produção de 110 mil litros de cerveja, distribuídos em 12 rótulos fixos, mais alguns sazonais. Além das próprias cervejas, a cervejaria ainda serve de incubadora para pequenos cervejeiros, como a Cozalinda de Florianópolis e a Amante de Tubarão.

A fábrica possui três divisões: o Pub Lohn, a cozinha industrial e a área de logística. Toda a fábrica foi arquitetada por Tatiani, que além de empreendedora é arquiteta e desenvolveu o projeto e auxiliou na execução. O Pub possui uma decoração rústica, com um balcão longo onde as torneiras de chope e as geladeiras estão expostas, e dois salões de mesas para almoço, jantar e Happy Hour. Junto ao pub há a loja Lohn onde você pode adquirir as cervejas da Lohn e outros rótulos produzidos pela fábrica. Também podem ser adquiridos acessórios, copos e demais utensílios da marca.

No pub, uma janela vitrine está voltada para uma das áreas mais importantes da fábrica: a cozinha. Desta janela é possível ver onde a mágica acontece, as panelas para o preparo de cada receita e os tanques de maturação e fermentação das cervejas. Cada tipo de cerveja possui um tempo de preparo diferente, quanto mais ingredientes mais tempo de maturação, por exemplo, a Pilsen é a cerveja de preparação mais rápida dos estilos fabricados, com apenas 18 dias de tanque ela está pronta para o consumo, enquanto a Quadruppel, com 4 vezes mais ingredientes, precisa de 60 dias de tanque. Anexo à cozinha há a sala de manipulação e laboratório de receitas, as salas de envase e pasteurização de garrafas e de tonéis de chope, e toda a área de logística com depósitos, câmaras frias e lavações.

As cervejas Lohn não possuem conservantes e nem estabilizantes, além disso, elas possuem um ingrediente natural especial, a água! Tão importante quanto os demais ingredientes, a qualidade da água é um fator decisivo na produção de cerveja. São necessários 10L de água para a produção de cada litro de cerveja. E na Lohn, ela vem de um poço artesiano ali mesmo, direto do lençol freático. Agua limpa e única!

Tatiani e Richard são convictos do trabalho e carinho que possuem pelo seu negócio, como brincadeira afirmam que produzem a cerveja para beber e o restante vendem, mas é essa qualidade exigida por eles que está refletindo nos prêmios conquistados esse ano. Foram 4 medalhas no 5º Concurso Brasileiro de Cerveja, duas de ouro para as cervejas Trippel e Carvoeira Wood Aged, e bronze com a Laguna e Catharina Sour com Jabuticaba, cada uma em sua categoria. Além disso, rótulos como a Cozalinda e Amante Weiss produzidos na fábrica também foram premiadas.

A Carvoeira Wood Aged acumula mais premiações em concursos internacionais, como bronze na Copa Latino-americana de Cervejas Artesanais, no Peru, prata na Copa Cervezas de America no Chile, certificado de excelência em Brussels Beer Challenge na Bélgica – principal festival belga, com 1250 amostradas avaliadas -, e bronze na South Beer Cup. Assim, a tão premiada também ganhou uma versão em pó de café em parceria com a Ana Terra Café de Criciúma e com grãos Bourbon e Mundo Novo de Minas Gerais. Assim como a cerveja, além de malte torrado, possui em sua composição funghi secchi e cumarú, que dão um sabor exótico e um aroma de baunilha para os dois produtos. Tanto a cerveja Carvoeira, escura, forte, tipo RIS (Russian Imperial Stout), quanto o café, harmonizam com sobremesas a base de chocolate, banana e crème brûlée.

Além da fábrica e das saborosas cervejas, nós fomos conhecer o novo menu do Pub Lohn que agora abre de quarta a domingo de noite e nos fins de semana para almoço também. O cardápio ficou mais amplo e com mais opções para almoço e pratos que harmonizam com as cervejas. É possível encontrar desde Ribs e linguiça recheada à salmão e hambúrgueres australianos. Os bolinhos de costela bovina harmonizam muito bem com uma IPA enquanto as salsichas alemãs com uma refrescante Pilsen. Há opções vegetarianas, como queijo grelhado e batata rústica que harmoniza com a Viena. Possuem também pratos à la carte como bife à Parmegiana, espaguete com almôndegas e Schnitizel, vindo da tradição alemã da região.

Nossa experiência se resumiu em apreciar os sabores das cervejas Lohn com alguns deleites da casa. Começamos apreciando a cerveja Laguna, com toques de butiá, com bruschettas de entrada. O almoço foi servido em buffet com alguns dos pratos da casa acompanhados com Pilsen e IPA. Destaque para as sobremesas, harmonizadas com as campeãs Trippel e Carvoeira: pudim de leite com calda de Trippel, mousse de limão e cheese cake de chocolate.

Fiquem atentos: a cervejaria é aberta para visitação! A entrada permite também a degustação de alguns sabores das cervejas Lohn. Mas o mais importante é falar com o mestre cervejeiro Richard, sua paixão transborda, e qualquer bate papo sobre cerveja vira uma verdadeira aula! Aqui na revista, cada uma teve a sua preferida, mas como boas amantes das IPAs, essa ganhou medalha de ouro para nós junto com a saborosa Laguna!

Além das visitações que acontecem aos domingos, no mês de outubro, mês de aniversário da cervejaria, acontece a Festa Lohn Bier Open Bar, este ano será comemorado no dia 07/10, se programe e aproveite!!

Visitação R$35,00

Cervejaria Lohn Bier - Rodovia SC 390, Km 432 - Km Cento e Sete, Lauro Muller - SC

Quarta à domingo.

(48) 3466-0489

#CervejaArtesanal #Cerveja #santacatarina

0 visualização
  • Facebook - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle